Chapecó tem maior expectativa do estado em gasto no dia dos pais

Atualizado em 28 dezembro, 2017

O resultado no varejo deve ser positivo em Chapecó, com a maior intenção de compras do estado: R$ 165,68 – superior à média estadual, de R$ 150,69, conforme pesquisa da Fecomércio SC e a FCDL/SC. No entanto, a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar deixam o consumidor mais cauteloso. Diferente de outras regiões, 33,4% dos entrevistados de Chapecó afirmou estar em situação financeira melhor do que o ano passado, 36,4% igual e 30,1% pior, o menor indicador no estado.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

  “O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

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Comportamento do consumidor

O principal destino das compras deve ser o comércio de rua, com 79,5% da preferência. Shopping (10,6%) e internet (5,6%) aparecem na segunda e terceira posição. Os setores de vestuário (55%), calçados (14,2%) e perfumes/cosméticos (13,6%) devem ser os mais beneficiados. Atendimento (31%), promoção (30%) e preço (29%) estão equilibrados na decisão da compra. Quase 70% dos entrevistados pretende fazer pesquisa de preços para ter o melhor custo/benefício.

Para evitar o endividamento e inadimplência, a opção à vista em dinheiro é a mais lembrada (70,5%) pelos chapecoenses, seguida pelo cartão de crédito (11,3%) e o débito (6,3%). Já com almoços e passeios, os consumidores estão mais econômicos este ano: 43% devem almoçar/jantar na casa de familiares e 43% não pretende comemorar a data com programação especial.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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