CNC Inovation Day: como a IA está mudando os modelos de negócios em todo o mundo

Atualizado em 31 outubro, 2023

O CNC Innovation Day, tem início hoje, na Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), com o tema central: O futuro impulsionado pela inteligência artificial. Durante a abertura, o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, falou sobre a importância de trazer esse assunto para debate. “Quero agradecer ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, que nos presenteou com este evento. O tema é muito importante, pois sempre buscamos trazer tecnologia e inovação para dentro do nosso sistema e das empresas”, disse o presidente.

Para Maurício Ogawa, diretor de economia e inovação da CNC, a ideia do evento é proporcionar ambientes de inovação e troca de ideias. “Hoje, vamos trazer discussão e debate para mostrar como a IA pode mudar os negócios das empresas. Por isso, queremos que todos aproveitem muito este dia. Muito do que falaremos aqui, será perpetuado por muito tempo”.

De acordo com o secretário de planejamento de SC, Edgar Usuy, receber um evento deste porte faz toda a diferença para o estado. “A IA é transversal em todas as áreas da nossa vida. É necessário para o estado pensar o que temos daqui para frente. Nessa geração temos a responsabilidade de levar esse espírito empreendedor para frente, especialmente com o uso de tecnologia”, pontuou.

Para Edgard Usuy, secretário de planejamento de SC, “é muito importante recebermos um evento deste porte, pois o assunto é transversal em todas as áreas da nossa vida. É imprescindível para o estado pensar o que temos daqui para frente”, acredita.

Em seguida, tivemos o talk de abertura, que trouxe a temática: Projeto de inovação 360º, com os analistas de inovação, João Gabriel Bezerra e William Lima, ambos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Eles contam que o CNC Innovation Day tem o objetivo de desdobrar esse conhecimento para levar aos empresários e assim colocar essa ideia dentro do sistema comércio, sendo este o quarto estado a receber o seminário.

De acordo com João, sempre estamos verificando qual a próxima tecnologia e agora é o ChatGPT, que veio para modificar o cenário mundial. Além disso, os conflitos pelo mundo, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, têm mostrado uma alteração na economia. “É preciso que a gente comece a desenvolver nossos modelos de negócios internamente para diminuir o impacto. Agora, é preciso falar em desglobalização, ou seja, as cadeias logísticas precisam ser mais resilientes e procurar parceiros próximos da cadeia global”, finalizou.

Já William aponta que a pandemia também trouxe consequências para o mercado de trabalho. “Aqui entra o Senac com uma qualificação profissional muito forte, pois precisaremos de profissionais cada vez mais qualificados”, finalizou.

Confira mais imagens em https://www.flickr.com/photos/199396949@N03/albums/with/72177720312339926