Com aumento de 23,5% no ticket médio, pesquisa da Fecomércio SC aponta recorde no gasto médio dos consumidores na semana de Dia dos Namorados
As datas comemorativas continuam sendo períodos importantes para o comércio e, neste ano, o Dia dos Namorados teve um saldo recorde no faturamento das empresas. Com um ticket médio foi de R$ 316,17, a Pesquisa de Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2023 da Fecomércio, apontou um acréscimo nominal de 23,5% frente a 2022.
Confira a pesquisa completa>> Resultado dia dos namorados
“O Dia dos Namorados é a terceira maior data para o comércio durante o ano, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães. Além da venda de diversos produtos, nós temos ainda a alta de serviços, o que representa uma data muito importante para os empresários catarinenses, e nós enquanto federação, estamos sempre analisando os resultados para buscar melhorias para o setor”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni
De acordo com a pesquisa, a percepção dos empresários é de que o faturamento do Dia dos Namorados de 2023 ultrapassou em 14,7% o do ano passado. Na comparação com os meses comum do ano, o incremento do faturamento representou um avanço de 15,6%. Regionalmente, os comerciantes de Blumenau (26,7%) foram os mais impactados em relação ao Dia dos Namorados do ano passado e os de Joinville (36,9%) em relação aos meses comuns do ano.
Como em anos anteriores, a forma de pagamento preponderante foi à vista, 64,7%, e dentre as modalidades de pagamento à vista, a principal foi o cartão de crédito (45,3%), seguido do PIX (10,5%). Ademais, a pesquisa aponta que o uso do dinheiro alcançou seu menor valor desde 2018, ao representar 0,5% das preferências dos consumidores.
Participaram da pesquisa, 380 empresas do comércio de Santa Catarina, distribuídas em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 a 16 de junho. A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem e técnica de coleta de dados por telefone individual com base em questionário estruturado, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC.