Com aumento de 23,5% no ticket médio, pesquisa da Fecomércio SC aponta recorde no gasto médio dos consumidores na semana de Dia dos Namorados

Atualizado em 26 junho, 2023

As datas comemorativas continuam sendo períodos importantes para o comércio e, neste ano, o Dia dos Namorados teve um saldo recorde no faturamento das empresas. Com um ticket médio foi de R$ 316,17, a Pesquisa de Resultado de Vendas de Dia dos Namorados 2023 da Fecomércio, apontou um acréscimo nominal de 23,5% frente a 2022.

Confira a pesquisa completa>> Resultado dia dos namorados

“O Dia dos Namorados é a terceira maior data para o comércio durante o ano, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães. Além da venda de diversos produtos, nós temos ainda a alta de serviços, o que representa uma data muito importante para os empresários catarinenses, e nós enquanto federação, estamos sempre analisando os resultados para buscar melhorias para o setor”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni

De acordo com a pesquisa, a percepção dos empresários é de que o faturamento do Dia dos Namorados de 2023 ultrapassou em 14,7% o do ano passado. Na comparação com os meses comum do ano, o incremento do faturamento representou um avanço de 15,6%. Regionalmente, os comerciantes de Blumenau (26,7%) foram os mais impactados em relação ao Dia dos Namorados do ano passado e os de Joinville (36,9%) em relação aos meses comuns do ano.

Como em anos anteriores, a forma de pagamento preponderante foi à vista, 64,7%, e dentre as modalidades de pagamento à vista, a principal foi o cartão de crédito (45,3%), seguido do PIX (10,5%). Ademais, a pesquisa aponta que o uso do dinheiro alcançou seu menor valor desde 2018, ao representar 0,5% das preferências dos consumidores.

Participaram da pesquisa, 380 empresas do comércio de Santa Catarina, distribuídas em sete cidades: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. As entrevistas foram realizadas entre os dias 13 a 16 de junho. A metodologia aplicada foi de pesquisa quantitativa por amostragem e técnica de coleta de dados por telefone individual com base em questionário estruturado, desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC.