Comércio e turismo viajarão juntos em 2015, diz Alexandre Sampaio

Atualizado em 06 março, 2015

Comércio e turismo viajam juntos. Esse é o mote da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para 2015 e foi destacado pelo diretor da entidade e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio de Abreu, na abertura do 32º Congresso da Cocal – Federação das Entidades Organizadoras de Congressos e Afins da América Latina, na noite de quinta-feira, dia 5 de março, em Florianópolis. O congresso é realizado até este sábado, dia 7, no Costão do Santinho, reunindo representantes de 21 países e 35 palestrantes internacionais que irão discutir temas relativos à inovação, criatividade e sustentabilidade no setor de turismo de eventos.

Participaram da abertura do 32º Congresso da Cocal, entre outras autoridades, o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz Silva, representando o ministro do Turismo Vinícius Lages; o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Felipe Melo, representando o governador Raimundo Colombo; o secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, Eraldo Alves da Cruz; e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Amaral Moritz. A Cocal é presidida pela guatemalteca Alisson Batres de Jerez, e o congresso tem na presidência a catarinense Anita Pires.

Mostrar caminhos

Para Sampaio, comércio e turismo são processos absolutamente intrínsecos e vinculados. "Quando nós fazemos a compra de uma passagem aérea, quando vamos organizar um evento ou um congresso, quando usufruímos de uma agência de viagens para organizar o nosso lazer, nós fazemos atividades comerciais. Por isso, o nosso mote para 2015 será ‘Comércio e Turismo viajam juntos’. E não poderia ser de outra maneira. A CNC, como uma das maiores entidades patronais do país e, com certeza, a maior na área de turismo, entende como uma missão apoiar congressos, seminários ou atividades que se propõem a discutir e a confabular, agregar valor e mostrar caminhos e diretrizes a serem seguidas, para que possamos aprimorar o nosso expertise e o nosso trabalho", disse Sampaio em seu discurso na abertura do evento.

Nesse sentido, Sampaio destacou a atuação da Fecomércio SC na promoção do turismo, um processo que, segundo ele, se reproduz no Brasil inteiro, através do Sicomércio e das federações do comércio em cada estado. "A estrutura de turismo dentro da CNC, Sesc e Senac será, em 2015, fundida em um único vetor que pretende viajar o Brasil inteiro, interagindo com o comércio e promovendo essa integração. Também vamos apoiar as estruturas de turismo, as atividades, congressos, seminários e feiras que possam ter a nossa participação e que a gente entenda que tenham valor e que agreguem processos de crescimento", afirmou.

Crise e responsabilidade

Sobre o momento de dificuldade que o Brasil atravessa, Alexandre Sampaio afirmou que é nessas horas de crise que o empresariado deve, junto com as autoridades competentes, buscar soluções para fazer com que o país volte a crescer. "Nós, da iniciativa privada, temos a obrigação de assumirmos um pouco a responsabilidade de fazer as alterações necessárias para que possamos ter um ambiente negocial melhor, uma atividade empresarial mais lúcida, mais criativa, que gere mais empregos, que faça o país passar por essa dificuldade momentânea e crescer cada vez mais. As empresas não vão poder deixar de investir, e com qualidade, competência, preço, concorrência justa e, principalmente, ética, o turismo se apresenta como um fator fundamental nesse processo. Temos certeza de que novas lideranças estão surgindo, nos conselhos de turismo da Câmara e do Senado e, junto com a definição do que vai ser a atuação do Ministério do Turismo e das autoridades competentes, nós vamos encontrar um caminho para superarmos esse processo de dificuldade. E nesse aspecto, o nosso setor vai ter um papel preponderante", afirmou.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville