Como a inteligência artificial pode melhorar o futuro das cidades

Atualizado em 31 outubro, 2023

Mediado pelo VP de Serviços da Fecomércio SC e Diretor da SafePark Estacionamentos powered by Parki, André Ostermann, o painel “IA e o futuro das cidades”, contou com a presença do Sócio e Diretor Geral da Teltec Solutions, Vice-Presidente de Relacionamento da ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Diego Brites Ramos e do Secretário de Estado do Planejamento de SC, Edgard Usuy.

De acordo com Diego, é preciso ter dados disponíveis para a tomada de decisão e isso é possível com a inteligência artificial. “O que está acontecendo é uma grande revolução, estou há 20 anos nesse ramo e a única ideia que se aproxima disso é a disseminação da internet. Hoje, temos tecnologia para nos ajudar com os problemas da cidade, com passos para a implementação e soluções inteligentes”, comentou.

Já Edgard conta que seu objetivo sempre foi entender como a sociedade pode contribuir com suas ideias para auxiliar o poder público e ainda como fazer essa interação, se conectar com a sociedade para trazer dados e assim resolver o problema das pessoas. Por isso, a possibilidade de usar a IA nesses projetos é muito importante.

“Em Santa Catarina já estamos focados na IA e temos apostado em ações como infraestrutura de internet para o campo, aposta em geração de talentos, com ação para que as pessoas com competência possam entrar no mercado de trabalho. Além disso, nossa Polícia Civil já usa a IA para analisar denúncias anônimas, por exemplo”, conta.

Edgard explica ainda que possuem a “Escola de Governo” para treinar os servidores sobre como usar a IA no eu dia a dia. Já os presídios contam com controle de acesso por inteligência artificial.

Diego e Edgard dizem ainda que é imprescindível que haja diálogo entre as entidades para melhorar ainda mais as questões de IA. Por isso, CNC, Fecomércio e ACATE devem estar sempre em contato para fomentar ainda mais a inovação no estado.

Confira mais imagens aqui