Comportamento do consumidor no Natal pode ser aliado de empresários nas liquidações

Atualizado em 18 janeiro, 2016

 As tradicionais liquidações de janeiro devem render boas compras para os catarinenses e movimentar as vendas. É neste período que a maioria dos comerciantes aproveita para fazer saldões e queimar os estoques, posicionando janeiro como um dos melhores meses para o setor, atrás apenas de maio (Dia das Mães) e dezembro (Natal).

Um diagnóstico sobre a experiência de compras nas últimas semanas de dezembro, traçado pela Fecomércio SC, traz a avaliação dos consumidores sobre o Natal 2015 e pode ser um importante aliado dos empresários neste período de promoções.

> Leia a pesquisa na íntegra​

Dos consumidores entrevistados na pesquisa de intenção de compras no início de dezembro, a maioria (94,9%) encontrou os produtos inicialmente pretendidos. O índice de efetivação das compras foi de 92,8%, já 7,2% de consumidores desistiram de fazê-la.

O principal destino desses consumidores foi o comércio de rua (76,9%) e shoppings (35%), equação que pode ser mais equilibrada nos saldões, visto que as grandes redes varejistas instaladas shoppings também participam das liquidações.

Os presentes mais comprados na data foram do segmento do vestuário (74,5%), seguidos pelos brinquedos (36,3%) e calçados (23,6%). Já os eletrônicos, que tiveram venda pouca expressiva (8%) no Natal, estão entre os produtos mais ofertados no período das liquidações, ao lado dos eletrodomésticos.

Enquanto na pesquisa de avaliação, os atributos dos produtos foram os que mais influenciaram na decisão de compra, com nota de 8,86 em uma escala de 1 a 10, seguido pela praça (local onde o produto pode ser adquirido) com média de 8,7, os itens Preço e Promoção costumam ter bastante relevância em períodos de liquidações pontuais.

A cordialidade do atendente (8,35) e a clareza das informações (8.8) também pesaram na decisão das compras e se destacaram na avaliação do atendimento no comércio catarinense, que recebeu a nota final de 8,12. Já o quesito agilidade foi o indicador com a pior pontuação (7,94), o que pode servir como um alerta aos empresários neste período de lojas movimentadas.

Recuo nas vendas

Mesmo com a queda de 7,3% nas vendas em 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior, os dias que antecedem o Natal tiveram faturamento maior (9,3%) do que os meses comuns do ano, conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“O recuo é reflexo direto da recessão econômica e o menor acesso ao crédito, que é o grande impulsor das vendas do comércio. Sem dúvidas, os elevados juros e a perda na qualidade do emprego também tornaram o consumidor mais cauteloso em suas decisões. As liquidações no início do ano são uma boa oportunidade para o empresário, que conseguem escoar seus estoques e mostruários, e também para o consumidor, que consegue economizar e aproveitar descontos atrativos”, avalia Breihaupt.

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