Compras de Páscoa devem aquecer as vendas em supermercados em Blumenau

Atualizado em 14 março, 2016

Principais destinos de compra nos próximos dias, os supermercados (63,7%) e comércio de rua (22,9%) devem aproveitar a Páscoa para aquecer as vendas em Blumenau. Com o terceiro maior gasto médio do Estado (R$162,25), acima da previsão estadual (R$151,76), o consumidor deve optar por chocolates (94,1%), de preferência em barra e de caixa (55,82%), que costumam ser mais baratos do que os ovos, conforme a pesquisa da Fecomércio SC e FCDL/SC, que traça o perfil do consumidor e o resultado de intenção de compras.

Leia a pesquisa na íntegra

Um dos indicadores que baliza o nível de consumo é a percepção financeira das famílias. Quase metade dos entrevistados (49,3%) declarou estar em situação pior do que o ano passado, consequência da desaceleração da renda com a alta inflação e aumento do desemprego em todo o país.

“Os consumidores catarinenses não deixarão de comemorar a Páscoa, mas serão muito seletivos nas escolhas, impondo um desafio aos comerciantes”, observa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina. “O desemprego e as recentes despesas com a volta às aulas também comprometeram o orçamento das famílias. Já estamos, entretanto, um pouco mais esperançosos com o dia das mães”, acrescentou.

“Com o aumento nos custos de produção, que impactam da indústria ao comércio, a Páscoa deste ano pode ser comedida”, confirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio. “O orçamento apertado e as incertezas fazem com o consumidor seja mais econômico nas compras, motivo pelo qual os empresários precisam apostar em estratégias e promoções para oferecer preços atrativos”, alerta Breithaupt.

Saiba mais:

Pesquisa de preço e promoção guia consumidor catarinense na Páscoa

Pesquisa de preço será estratégia para economizar nas compras de Páscoa em Lages

Chapecoenses diversificam as compras de Páscoa

Consumidor em Florianópolis deve ser o mais econômico na Páscoa em SC

Queda na confiança dos consumidores em Joinville impactará nas compras de Páscoa

Compras de Páscoa devem aquecer as vendas em supermercados em Blumenau

Maioria dos consumidores de Criciúma pretende pagar em dinheiro na Páscoa

Itajaí deve ter maior gasto médio na Páscoa em SC

Perfil do consumidor

Para garantir uma boa compra, a maioria dos consumidores (67,6%) pretende fazer pesquisa no comércio, tanto que os atributos preço (49%) e promoção (31%) e devem pesar na escolha.

A maioria dos consumidores deve pagar em dinheiro (76,1%), um sinal de que os catarinenses estão optando pelas compras à vista para evitar o endividamento.

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.