Compras para dia das crianças voltam a ganhar força após dois anos

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Quase 1/3 dos entrevistados estão em situação financeira melhor que 2015

Após recuo em 2015, a previsão de gastos do catarinense para o dia das crianças volta a ser animadora: a expectativa é que o valor médio no estado fique em R$ 177,70 – o que corresponde a 21,1% de acréscimo sobre a intenção de compras no ano passado (R$ 146,78) e próximo ao observado em 2014 (R$ 178,91). Os dados são da pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado pode refletir as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, de acordo com Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

Conforme o levantamento, 35% dos entrevistados declararam estar em situação financeira pior do que no mesmo período do ano anterior, enquanto 35,5% revelaram que as condições são iguais e 29,5% afirmaram estar com mais dinheiro no bolso. A preferência por pagamento integral da compra e a preocupação com o comprometimento da renda também se destacam. A modalidade à vista foi a mais apontada (77,5%), seguida pelo parcelamento no cartão de crédito (17,7%) e pelo crediário (3,7%). A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 70,7% dos consultados, resultado semelhante em todas as cidades pesquisadas, o que mostra uma forte tendência do catarinense.

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Perfil do consumidor

O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto que apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, já que a data é feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversão. No entanto 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

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