Confiança do empresário do comércio voltou a cair em julho

Atualizado em 03 agosto, 2015

Após dois meses de ligeira alta, o ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio catrarinense voltou a cair em julho, -1,7% na variação mensal e -14,9% em relação ao mesmo mês de 2014, e se colocou no patamar de 87,2 pontos, próximo ao menor resultado da série histórica, que foi de 85,1 pontos em abril deste ano. O resultado demonstra uma certa estabilidade no pessimismo do empresário, também manifestada nos demais índices da pesquisa, igualmente próximos à mínima histórica.

A deterioração da confiança do empresário do comércio catarinense vem se acentuando desde o ano passado. Em julho, o índice de condições atuais do empresário do comércio (ICAEC) caiu -35,1% no ano e -5% no mês, batendo nos 47,9 pontos, o menor resultado desde que a pesquisa foi iniciada, em janeiro de 2010. Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, todos os indiciadores apresentaram queda mensal e anual, com exceção do CAE mensal. Este subíndice verificou considerável queda de -46,1%, passando de 51,6 pontos em julho de 2014 para 27,8 pontos em julho de 2015. Na comparação mensal, porém, houve alta de 4,9%.

O resultado mostra que o pessimismo dos empresários catarinenses com relação às condições atuais das suas empresas é considerável, capitaneado, principalmente, pela redução do acesso ao crédito, juros elevados, crescimento reduzido dos rendimentos do trabalho e o volume de vendas em declínio, que em maio, o dado mais recente disponível pelo IBGE, acumulado de 12 meses fechou com variação negativa de -0,7%, pior resultado desde novembro de 2003.

Expectativa

O índice de expectativa do empresário do comércio (IEEC) permaneceu praticamente estável tanto no mês quanto no ano, com variações de -0,5% e -0,4% respectivamente. Dos 127,3 pontos em junho, o índice foi para 126,7 pontos em julho. Essa pequena queda está em sintonia com a perspectiva de prolongamento do cenário recessivo, dada a sensação de que o ajuste fiscal está sendo mais oneroso que o anteriormente previsto por parte dos empresários. Mas indica, já que o resultado foi superior a 100 pontos, que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futuras ainda permanece positiva.
Dentre os subíndices que compõem o IEEC, todos voltaram a registrar resultado acima dos 100 pontos. Fator que demonstra um horizonte de melhora nas condições econômicas, reforçado pela boa credibilidade que o ajuste vem tendo.

Investimento

O IIEC, índice de investimento do empresário do comércio, caiu -1,7% no mês. No ano, a queda foi de -18,1%. Ficou no patamar de 87 pontos em julho. O subíndice contratação de funcionários (IC) subiu 0,8%, passando de 84,8 pontos, no mês passado, para 85,5 pontos no mês de julho. Na comparação anual, houve queda de -21,5%, demonstrando que o mercado de trabalho apresenta sinais de desaceleração. O nível de investimento das empresas (NIE) caiu -28,8% no ano e -8,5% no mês. O subíndice de situação atual dos estoques (SAE) apresentou variação positiva, ficando em 1,8%. Na comparação anual, houve alta de -4,9%.

O IIEC do mês de julho mostrou que os empresários mantêm certa desconfiança com relação as suas perspectivas de investimento, dada sua consideração de que a economia brasileira apresentará recessão em 2015 e que demorará em se recuperar. Caso a economia permaneça em situação ruim por um longo período, o investimento dos empresários catarinenses tende a ser consideravelmente mais cauteloso, optando por estratégias que minimizem os riscos.

Veja a pesquisa completa aqui.