Consumidor catarinense foi cauteloso nas compras para o Dia da Criança, aponta pesquisa da Fecomércio SC

Atualizado em 16 outubro, 2015

A pesquisa de resultado de vendas do Dia das Crianças, realizada pela Fecomércio SC, apontou um recuo no gasto médio do consumidor (-5,0%) descontado da inflação, em relação ao ano passado. O dado é um reflexo da queda da renda do catarinense, que optou pelo pagamento à vista (58,8%), evitando futuras dívidas. “O consumidor vem sentindo a retração na sua renda, causada pela inflação e pelo o aumento da restrição do crédito somada à alta dos juros”, explicou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para os empresários, a data trouxe uma queda no faturamento com percentual de 7,5% comparando com o Dia das Crianças de 2014. Entretanto, se compararmos em relação aos meses comuns do ano, o resultado foi positivo chegando a 3,1%, o que reafirma a importância da data para o desempenho do comércio no Estado, mesmo o resultado sendo menor do que o que registrado em 2014 (8,0%).

Contratação Temporária

A deterioração do mercado de trabalho ocasionada pela redução dos investimentos produtivos, que são reflexos dos índices da inflação à beira dos 9,5%, teve consequências diretas nos postos de trabalhos. Conforme a pesquisa, apenas 5,3% dos entrevistados afirmaram que contrataram trabalhadores temporários para o período.

Gastos do consumidor pelo estado

A expectativa da Fecomércio SC, divulgada em pesquisa antes da data, era de um gasto médio de R$146, dado pouco abaixo do valor real gasto pelo consumidor, que foi de R$ 143,69. Entre as cidades, o destaque positivo ficou por conta de Itajaí com R$ 194,25 por pessoa. Em Chapecó, o comportamento do consumidor foi mais cauteloso no valor gasto, com média R$ 94,94.

A pesquisa da Fecomércio SC de resultado de vendas do Dia da Criança foi realizada entre os dias 13 e 16 de outubro e contou com a participação de 418 empresas do comércio de Santa Catarina, em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Acesse a pesquisa completa