Consumidor em Joinville comprou à vista na Páscoa

Atualizado em 27 dezembro, 2017

As compras de Páscoa movimentaram a economia em Joinville neste ano, conforme a pesquisa de Resultado de Vendas realizada pela Fecomércio SC. Pelo menos 80% dos consumidores da cidade mais populosa do Estado optaram pelo pagamento à vista: 39,4% no crédito, 22,5% no dinheiro e 19,7% no débito.

O ticket médio ficou próximo ao valor gasto em 2016, passando de R$112,01 para R$111,19 em 2017. A queda geral no volume de vendas, no entanto, impactou no faturamento do setor (-3,74%) em relação ao ano passado. Já na comparação com  os meses comuns do ano, a receita subiu 7,34%.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

“Apesar de ainda não termos variação positiva, houve um pequeno ganho real para o setor, visto que o gasto médio estadual foi maior do que a inflação do período (4,57%). O recuo no faturamento também foi menor do que 2016 (10,2%). Estes resultados são um alento para o varejo e reforçam os dados de outras pesquisas, que sinalizam para a retomada das vendas ainda em 2017. Também temos mais um indicativo de que as condições de pagamento das famílias estão voltando a se recuperar do ano passado para cá”, afirma o presidente da federação, Bruno Breithaupt.

Conforme o empresário, os lojistas estão mais ajustados ao cenário econômico e ofereceram nas gôndolas produtos para todos os bolsos. Apenas 5,6% contrataram funcionários temporários para a data, o menor índice do Estado. De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço nos estabelecimentos comerciais foi considerada baixa (52%), alta (31%) e razoável (17%).

Outro indicador importante para verificar o desempenho da data é o percentual dos produtos que sobraram: neste ano, 39,3% do estoque inicial não foi vendido, o maior índice do Estado.

A pesquisa foi realizada com 331 empresas do comércio de Santa Catarina, em Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

A pesquisa de Avaliação do Consumidor analisou o índice de pessoas que efetivaram as compras de Páscoa. Em 2017, o percentual de desistência ficou estável em 12,1%.

Os tradicionais chocolates (82%) lideraram a lista de presentes, à frente das roupas/calçados (10%) e brinquedos (5,0%). Novamente, os chocolates industrializados em geral (44,8%)- como barras e caixas de bombom- venderam mais do que os ovos de páscoa industrializados (43,8%) e artesanais (7,0%). Apesar de o chocolate ser produto mais comprado no período, o gasto médio com roupas e calçados foi o mais alto (R$193).

Os principais destinos das compras foram os supermercados (55,7%) e as lojas de rua (29,0%). O atendimento do comércio recebeu a nota média de 8,53, com os atributos ‘clareza das informações’ repassadas pelo atendente (8,70) e ‘cordialidade’ (8,54) com a melhor pontuação.

Leia também

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar

03 setembro, 2024

Painel de Obrigações Tributárias - Setembro de 2024

MERCADO 03 setembro, 2024

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto

ECONOMIA 03 setembro, 2024

Intenção de Consumo das Famílias catarinenses é a segunda maior do país