Consumidores de Florianópolis devem optar pelo tradicional ovo de chocolate nesta Páscoa

Atualizado em 21 dezembro, 2017

Os próximos dias devem ser de comércio movimentado para as compras de Páscoa em Florianópolis. A Capital deve ter o segundo maior gasto médio na data (R$190,15), atrás apenas de Chapecó (R$ 191,75), segundo a pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Com 95,1% da preferência, os chocolates devem ser os mais procurados, à frente das roupas/calçados (2,3%) ou brinquedos (1%). A procura por ovos industrializados (64,3%) se destaca na cidade, antes dos chocolates variados (31,6%), como barras e caixas de bombons, e os produtos artesanais (3,1%).

A percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 38,2% afirmaram que estão na mesma condição, 35,2% melhor e 26,3% pior.  Os dados também mostram que os consumidores estão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 67,4% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.

“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar as formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Perfil do consumidor

Os principais destinos de compra devem ser os supermercados (52%), comércio de rua (35,5%) e shopping (10,2%). Em tempos de restrição econômica, os consumidores dão preferência às promoções (35%) e o bom preço (34%), antes do atendimento (14%).

Um percentual bastante expressivo (68,8%) pretende comprar em dinheiro, seguido por débito (16,8%) e à vista no crédito (10,5%).

Cerca de 10,2% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, a maioria (41,9%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Rio Grande do Sul (25,8%) e outros estados fora da região Sul (19,4%) também figuram na lista.

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.

 

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