Consumidores gastaram mais no valor do presente de Natal em Blumenau

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Faturamento subiu 22% em relação aos outros meses

A economia de Blumenau foi aquecida pelas vendas de Natal em dezembro. A cidade registrou o maior valor no ticket médio em Santa Catarina, alcançando R$292,64 por compra. Desempenho que refletiu no faturamento dos empresários, com alta de 22% em relação aos meses anteriores – se comparado ao Natal de 2015, o ganho real recuou 5,5%. Os dados são da Pesquisa de Resultados de Venda realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

“As vendas de Natal, tão esperadas pelo comércio, abrandaram a crise econômica que nos assombrou ao longo de 2016. Ainda que não seja expressivo, o incremento nas vendas oportuniza um novo fôlego ao empresário e sinaliza que o consumidor está retomando aos poucos o consumo, embora cauteloso. Para 2017, com juros e inflação menor é possível esperar um melhor ano para o comércio”, pondera o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A opção pelas compras à vista mostra que os catarinenses evitaram o endividamento. E a recuperação do varejo prossegue dependente da oferta de emprego e da redução das taxas de juros”, considera o empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Na hora de pagar, a escolha pelo parcelamento no cartão de crédito foi expressiva entre os consumidores (55%). Apenas 35% das compras efetuadas foram à vista: 8,3% em dinheiro, 10% no cartão de crédito e 16,7% no débito. Blumenau oportunizou abertura de vagas no período, com os empresários do setor sendo os que mais contrataram temporários em Santa Catarina (41,7%), superando o número estadual de 31,5%.

A pesquisa ainda sinalizou o comportamento do consumidor na escolha do presente: para 48,3% dos empresários foi alto o número daqueles que realizaram pesquisa de preço antes de efetuar a compra.

Comportamento do consumidor em Santa Catarina

Outro estudo produzido pelas duas Federações, logo após a data, é realizado com parte dos consumidores já entrevistados para avaliar sua experiência de compra. Os dados mostram que 84,1% deles a efetivaram. No entanto, o percentual de desistência cresceu – caindo de 7,2% em 2015 para 15,9%. O recuo pode ser explicado pela retração na economia, endividamento familiar, desemprego e queda na renda, o que dificulta o acesso ao crédito e deixa o consumidor mais cauteloso na hora de decidir pelo gasto. A instabilidade financeira também impactou na quantidade de presentes. Se em 2015 a média alcançou 5,75, no Natal de 2016 não passou dos 5,45 por cliente.

A tendência pela escolha de presentear com vestuário (41,2%), brinquedos (21,8%) e calçados (12,5%) foi mantida em 2016. Já no gasto médio, destacam-se os celulares/smartphones (R$ 1.122,58) e os eletrônicos em geral (R$ 750,74). Apesar de estarem no topo da lista de presentes mais comprados, os itens de vestuário amargaram um recuo de 43,9% no valor do gasto médio.

O comércio de rua continua sendo o local preferido para as compras de Natal, com 66,9% das escolhas. Os shopping centers permaneceram em segundo lugar, mas perderam espaço: em 2015 foram a opção para 29% dos consumidores e em 2016 caiu para 23,4%. E o comércio eletrônico vem crescendo como opção, de 3% em 2015 para 4,8% no ano passado.

Assim como em 2015, as características dos produtos (8,9) e o local da compra (8,7) foram os atributos mais importantes considerados na decisão de consumo. Chama atenção o aumento significativo da influência do preço na hora da compra de 7,5 pontos, em 2015, para 8,4 em 2016, muito pelo fator econômico que freou o consumo nos gastos de Natal. O empresário catarinense está atento para o bom atendimento prestado. Este ano todos os três atributos avaliados pelo consumidor registraram alta: cordialidade do atendente (8,74) clareza das informações (8,32) e agilidade (8,36). No total, o atendimento no comércio catarinense recebeu uma ótima avaliação dos clientes (8,47).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas