Consumo das Famílias apresenta alta de 1,7% em novembro

Atualizado em 30 novembro, 2023

A Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) permanece em contínuo crescimento pelo vigéssimo mês consecutivo ao apresentar alta de 1,7% na passagem do mês e, deste modo, o índice segue se firmando na região de otimismo com 114,6 pontos em novembro.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/intencao-de-consumo-das-familias-novembro-2023/

Com esta sequência de alta bastante longa e com velocidade gradativa de recuperação do índice, o indicador consolidado da Intenção de Consumo das Famílias, finalmente, supera o nível registrado no período pré-pandemia pelo segundo mês consecutivo. Assim, o ICF de novembro de 2023 mantem-se 2,2% acima do de fevereiro de 2020 (112,1 pontos). Além disso, na comparação anual, a taxa está 49,3% acima da registrada em novembro de 2022. Sendo razoável afirmar que o consumidor catarinense está demonstrando um nível de confiança para a realização das compras semelhante ao do período imediatamente anterior ao da pandemia.