Criação do Sess e Senass fragiliza acesso à saúde, aponta Sistema Fecomércio

Atualizado em 24 novembro, 2015

Projeto de lei que prevê a criação do Serviço Social da Saúde (Sess) e o Serviço Nacional de Aprendizagem da Saúde (Senass), em tramitação na Câmara dos Deputados, ameaça prejudicar trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de todo o País. Em campanha no Canal de Articulação, a Fecomércio SC atua pela rejeição da proposta de autoria do deputado Jorge Solla (PT-BA), que retiraria parte das verbas obtidas pelo Sesc e pelo Senac, por meio das contribuições sociais pagas pelos empresários.

Na última terça-feira (16), assessores de todo o Sistema Comércio debateram o PL 559/2015 durante reunião da Rede Nacional de Assesssorias Legislativas (Renalegis) da CNC, entre outras estratégias para atuação em projetos prioritários ao setor.
"Na prática,  significa paralisar em todo o país as atividades de entidades que funcionam há quase 70 anos para que essas instituições comecem a funcionar do zero. O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac construiu um patrimônio imaterial de valor inestimável, disponível a toda a sociedade. O Sess e o Senass não terão condições estruturais para continuar prestando os serviços de alto nível atualmente oferecidos aos trabalhadores", afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Conforme Breithaupt, as duas entidades têm sido parceiras de primeira ordem nas políticas públicas de profissionalização e humanização da saúde pública.
O Senac possui uma das maiores e mais bem equipadas redes de ensino de saúde do Brasil, com 399 centros de educação e 13 carretas-escola, que percorrem todo o território nacional levando formação profissional em Saúde com a mesma qualidade de suas unidades físicas. Atingiu a marca de 1,84 milhões de cursos gratuitos, muitos dos quais voltados para a área da saúde. Nos últimos cinco anos qualificou mais de 900 mil trabalhadores na área de Saúde. Somente em 2014, foram realizados mais de 230 mil matrículas em cursos de Educação Profissional para o eixo de Ambiente e Saúde.
O Sesc já realizou 54 milhões de atendimentos em cultura e saúde, distribuídos por suas 572 unidade físicas e 129 móveis. Além de oferecer assistência odontológica e médica, esporte, lazer e cultura a trabalhadores de empresas de comércio, serviços e turismo – e conta ainda com unidades móveis como o OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher, que realizam assistência médica e odontológica em comunidades distantes e carentes em todo o país.
Unidades móveis do Sesc, como o OdontoSesc e Sesc Saúde Mulher,  atendem regiões com acesso limitado aos serviços públicos de saúde  em todo o país

Conectando setor terciário à esfera política

A Fecomércio SC conta com o Canal de Articulação, uma ferramenta online para os sindicatos de sua base, empresários e sociedade acompanharem o andamento dos projetos de lei na Assembleia Legislativa e no Congresso. O objetivo é ampliar o dialógo entre o setor de comércio de bens, serviços e turismo e os parlamentares da bancada catarinense.
A rejeição ao PL provocada na sociedade e no Sistema Comércio é o mote da nova campanha do Canal de Articulação da Fecomércio SC.

> Participe do espaço de diálogo entre empresários, sindicatos e representantes dos poderes legislativo e executivo