Criciúma encerra ciclo de workshops sobre Responsabilidade Social

Atualizado em 06 setembro, 2016

Criciúma recebeu na sexta-feira (2) a última etapa dos workshops de Certificação de Responsabilidade Social, no auditório da Faculdade Senac. O evento fez parte do ciclo de encontros desenvolvidos em diferentes regiões do estado, voltados para empresas e entidades interessadas em participar da 6ª edição do Prêmio de Certificação de Responsabilidade Social, promovido pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social, no qual a Fecomércio SC é entidade parceira.

À frente dos trabalhos desenvolvidos no workshop, a representante da comissão, Elisângela Schappo, explicou que além de qualificar os representantes de empresas e de entidades sem fins lucrativos interessados em conquistar o reconhecimento, a iniciativa ofereceu aos participantes a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto à elaboração do balanço social e o processo de preenchimento do formulário de inscrição. “Percebemos ao longo deste evento itinerante o interesse pela certificação. Gente trazendo novas ideias, com bom engajamento, projetos e ações que possam servir de exemplo de responsabilidade social”, comenta.

Representando a Fecomércio SC, o gerente de planejamento Renato Barcellos pontuou a importância da certificação, que visa reconhecer e destacar as organizações e empresas que fazem a diferença em Santa Catarina, em especial na promoção do bem-estar da sociedade e na preservação ambiental.  “A partir deste mecanismo, empresas ou entidades têm a oportunidade de participar do processo com a clareza da proposta. Uma empresa certificada passa a ser mais conhecida e vista com mais seriedade, uma vez que o cliente tem uma visão de que está fazendo negócios com uma empresa responsável no que tange à responsabilidade social”, disse.

Empresa certificada 2015

Contemplado com a certificação em 2015, o Sesc de Tubarão, representado pelo gerente Lindomar Saraiva, destacou que a certificação reforça a conscientização, estimulando a empresa e entidade a buscar cada vez mais projetos voltados para questão. Ele ressaltou que o Sesc foi contemplado com a certificação por meio do projeto de insumos, no qual todo o manejo de resíduos dos restaurantes do Sesc  são coletados diariamente e levadas para a sede em Cacupé, em Florianópolis, para serem transformados em adubo. “Após esse processo, o adubo é distribuído a comunidades e empresas que têm dificuldade em ter acesso a um produto de qualidade”, destaca.

Workshop em Chapecó qualifica empresas e entidades para certificação

Alesc abre ciclo de workshop sobre Certificação de Responsabilidade Social em Florianópolis

Responsabilidade Social: Alesc lança edital que valoriza boas práticas

Histórico

Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação. Cinco empresas e duas entidades foram premiadas com o troféu. Em 2016, até o momento, já são aproximadamente 200 inscrições, que prosseguem abertas até o dia 12 de setembro e são feitas no site da Assembleia Legislativa.

O Certificado de Responsabilidade Social é concedido anualmente a todas as entidades inscritas que cumpram os requisitos previstos no edital. As organizações que se destacam em cada uma das categorias previstas são premiadas com o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC (duas entidades com fins não econômicos e seis empresas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade socioambiental).