Criciúma tem a segunda maior intenção de gastos no dia dos pais

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Criciúma tem previsão de gasto de R$157,02 por consumidor para o dia dos pais e percepção positiva sobre a atual situação financeira: 40,3% considera estar melhor em relação ao mesmo período do ano passado – a mais alta do estado, conforme aponta pesquisa de intenção de compras e perfil do consumidor na data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC. Nas respostas, 34,7% manifestaram estar pior e 25% igual.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

Boa parte dos presentes deve ser comprada à vista: 73,3% afirmaram que pretendem pagar em dinheiro, frente ao percentual estadual de 67,85%. Os parcelamentos no cartão de crédito (15,3%) e no crediário (7,7%) aparecem em segundo e terceiro lugar. A média estadual na intenção de compra é de R$ 150,69.

Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, consumidor será mais cauteloso. “O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “a data é uma excelente oportunidade para alavancar os números do segundo semestre, que naturalmente tem índices melhores por concentrar outras comemorações como o dia das crianças e o Natal”.

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Comportamento do consumidor

O comércio de rua (82,3%) deve ser o principal destino das compras, com foco nos setores de vestuário (67%), calçados (14,7%) e perfumes/cosméticos (10%). Atendimento (33%), preço (22%) e promoção (21%) atraem os consumidores e podem definir a compra.

Chama atenção o índice (36,3%) de pessoas que não pretendem fazer pesquisa de preço na data. Apesar disso os consumidores estão mais econômicos com almoços e passeios neste ano: 43,3% não pretendem comemorar a data com programação especial e 38,3% devem almoçar ou jantar na casa de familiares.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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