Criciúma tem alta de 2% no faturamento com venda do material escolar

Atualizado em 27 dezembro, 2017

A compra de material escolar movimentou o comércio em Criciúma entre janeiro e fevereiro, trazendo um saldo positivo para os empresários locais. Com tíquete médio de R$121,14, acima do gasto estadual (R$ 119,61) e do ano passado (R$ 116,99), as papelarias, livrarias e supermercados tiveram a única alta no faturamento (2%) entre as sete cidades pesquisadas pela Fecomércio SC. Na comparação com os demais meses, o período registrou aumento de 22,6% na receita, mostrando a relevância do início do ano letivo para o varejo. Os dados são da pesquisa de resultado de vendas realizada pela Federação com 405 empresas em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, entre os dias 13 e 15 de fevereiro.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

“A renda das famílias encolheu do ano passado para cá, o que acaba refletindo no orçamento disponível e, consequentemente, no caixa das lojas. Com a retomada da confiança prevista para 2017, os consumidores devem recuperar seu poder de compra e aquecer novamente o comércio catarinense”, conforme o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. A cidade do Sul de SC também foi uma das que mais contratou temporários (20%) para reforçar o atendimento, atrás apenas de Itajaí (26,5%).

Os pais e responsáveis optaram pelo pagamento à vista (71,5%), em dinheiro (48,6%), débito (14,3%) e crédito (8,6%).  O resultado é considerado um bom sinal para o setor, visto que SC que já amarga índices de endividamento e inadimplência na casa dos 57,5% e 18,9%, respectivamente.

Para 40% dos estabelecimentos a frequência de pesquisa de preço foi alta, mas 31,4% consideraram baixa e 28,6% razoável. O índice de consumidores que adotam esta estratégia pode variar por conta da comparação de preços na internet e a tendência de autoatendimento nas lojas.

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor