Cultura de portas abertas em Lages

Atualizado em 12 agosto, 2016

O centenário Grupo Escolar Vidal Ramos, o tradicional Colégio Rosa, símbolo da história de Lages, ganhou uma nova vida ao se transformar em um espaço cultural, nesta quinta-feira, 11. A inauguração contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, do vice-presidente do Sistema Célio Spagnoli, do governador do Estado, Raimundo Colombo, do diretor de Educação e Cultura do SESC Nacional, Paulo Camargo, do diretor regional do SESC SC, Roberto Anastácio Martins e Rudney Raulino, diretor regional do SENAC SC, além de autoridades políticas. A população também participou da festividade que contou com shows de jazz, músicas tradicionalistas e nativistas.

Acesse a galeria de fotos

Chamado de Centro Cultural Vidal Ramos, a Casa é o primeiro espaço cultural do SESC em SC e vai ofertar à população acesso a serviços e eventos artístico-culturais como cursos, apresentações e exposições. O espaço conta com cafeteria, galerias de arte, salas para aulas de artes, dança, música, teatro e para cursos de literatura.

A transformação foi possível devido a parceria do governo do Estado com o SESC SC marcando um novo momento do Sistema Fecomércio SC, que amplia o olhar para a importância da preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural catarinense, com o objetivo de mantê-los ativos.

"Feliz ideia do nosso governador Colombo em nos procurar com a proposta de transformar esse espaço para fomentar a cultura e a história neste centenário e magnífico prédio, que muito está presente na memória de moradores de todas as gerações. Vamos fazer jus a confiança do governo e da comunidade e fazer deste um espaço dinâmico e ativo, onde os lageanos e turistas terão acesso a serviços e eventos artístico-culturais, afirmou Bruno Breithaupt.

A obra de restauração ficou sob a responsabilidade do governo do Estado, com investimentos de R$ 6,5 milhões, que entregou a obra oficialmente à população e agora o SESC assume a gestão do espaço. O governador do Estado, Raimundo Colombo, destacou o dinamismo e resgate histórico que a parceria trouxe ao prédio do Grupo Escolar , enaltecendo o trabalho do SESC no fomento da cultura para o Estado.

“Fomos buscar uma instituição que é um exemplo para Santa Catarina, que resgata nossa história, valoriza nossa arte e cultura e dá palco aos nossos artistas catarinenses”, ressaltou Colombo. O SESC em Santa Catarina vem contribuindo para o fomento da cultura, sua valorização e ampliando a todos, assim como a educação. É possível caminharmos unindo essas duas bandeiras defendidas pela instituição, pontuou o diretor de educação e cultura do SESC Nacional, Paulo Camargo.

 

Exposições de arte abrem a programação
 
O primeiro Centro Cultural do SESC em Santa Catarina será um modelo para o país. As duas galerias de arte foram inauguradas com as exposições de artistas serranos: "história e arte” de Moacyr Vidal Ramos (foto) e “retrospectiva” de Clênio Souza.

 

Espaço funciona todos os dias

O Centro Cultural Vidal Ramos conta também com salas para os cursos de desenvolvimento artístico e cultural, espaço para cinema e apresentações musicais, além de cafeteria e biblioteca.

Serviços

O espaço funciona todos os dias: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 9h às 21h; e aos domingos, das 15h às 21h. As inscrições para as atividades que serão oferecidas podem ser realizadas na Unidade do Sesc em Lages, na Avenida Dom Pedro II, 1693, bairro Universitário.

Leia também

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar

03 setembro, 2024

Painel de Obrigações Tributárias - Setembro de 2024

MERCADO 03 setembro, 2024

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto