Delegação da Fecomércio Santa Catarina participa de Sicomércio, em Brasília

Atualizado em 13 julho, 2023

São mais de 60 pessoas e 40 sindicatos compondo a delegação catarinense.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio – SC), está em Brasília, nesta semana, em mais uma edição do Sicomércio. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), tem por objetivo promover integração e aperfeiçoar a atuação sindical, o compartilhamento de boas práticas, além de experiências de sucesso entre os sindicatos patronais de todo o país. São mais de 60 pessoas e 40 sindicatos compondo a delegação catarinense.

“O Sicomércio é uma grande oportunidade para os nossos presidentes de sindicatos compartilharem experiências, ver o que está dando certo em outros estados e trazer para o nosso. Sindicato forte precisa estar unido. Precisamos agregar cada vez mais lideranças que fortaleçam suas empresas e, assim, façam a roda da economia girar”, salientou o presidente Hélio Dagnoni.

O Sicomércio iniciou na quarta-feira, 12, e contou com uma palestra do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, que falou sobre a importância da reforma tributária para simplificar o sistema e acabar com a litigiosidade tributária. Ele mencionou que o tempo gasto para cumprir as obrigações tributárias no Brasil é muitas vezes superior aos demais países da América Latina, fato por si só redutor de competitividade. Barroso afirmou que “precisamos acabar com essa fonte de insegurança jurídica para as empresas e para o governo”.

Barroso falou sobre a importância da reforma tributária para simplificar o sistema e acabar com a litigiosidade tributária

Nesta quinta-feira, 13, o evento deu início com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que destacou a preocupação do governo com práticas desleais no comércio eletrônico e defendeu a atuação do Estado para garantir a lealdade concorrencial. “Quem ganha com isso é o consumidor”, afirmou. Dirigindo-se ao presidente da CNC, José Roberto Tadros, o vice-presidente, que é também titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, garantiu que receberá as demandas dos empresários do setor terciário para resolver o problema. “Uma das razões do Estado (existir) é garantir a lealdade concorrencial, que a disputa na economia de mercado se faça de maneira leal”, reforçou.

Alckmin destacou a preocupação do governo com práticas desleais no comércio eletrônico

O evento encerra nesta sexta-feira, 14, e contará com a participação de Orivaldo Basen e Isabel Pratini, do Sirecom da Grande Florianópolis, que apresentarão o case de atuação gerencial; além de Almeri Denodatto, do Sicom, que abordará o case Mapa do Comércio. Já Suyanne Kristini, do Sindilojas Itajaí, irá apresentar o case Área do Associado dentro da pauta comunicação institucional.