Dia dos pais em Criciúma: tíquete médio foi maior do que em 2015 e o terceiro de SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Mais de 50% dos consumidores não pesquisaram os preços

As compras para o dia dos pais movimentaram o comércio nas primeiras semanas de agosto em Criciúma e resultaram no terceiro maior tíquete médio do estado, com R$ 184,04, contra R$ 170,27 da média estadual e R$ 111,88 no ano anterior. A pesquisa de resultado de vendas, realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de Santa Catarina, aponta que mais da metade dos consumidores criciumenses (59%) não fez pesquisa de preços antes de ir às lojas, conforme a percepção dos lojistas. Pelo menos 10,6% dos empresários reforçaram o quadro de colaboradores para atender a demanda.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

A restrição ao crédito e a desaceleração da renda real das famílias impactaram no faturamento, que apresentou queda de 10,8% na comparação com o ano passado. No entanto, trouxe o incremento de 4,3% em relação aos demais meses do ano, mostrando a relevância da data para o varejo. O resultado no volume de vendas já era esperado pelo setor, de acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “A queda do poder de compra dos catarinenses, dado o aumento do desemprego e a inflação elevada, atinge em cheio o comércio. Mas o alento é que os indicadores já apontam para um melhor desempenho e a recuperação da confiança dos consumidores e dos empresários para o fim deste ano”, pondera. “O segundo semestre terá resultados mais positivos para o varejo, e o dia dos p       ais já aponta nesta direção”, confirma Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

O parcelamento foi a forma de pagamento mais utilizada, com 55,32%, dos quais 44,68% no cartão de crédito e 10,64% no crediário. Já 40,42% optaram por comprar à vista – 23,40% no dinheiro e 8,51% tanto no crédito, quanto no débito.

Os dados foram levantados com empresários nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Avaliação do consumidor

Outro indicador apurado pela Fecomércio SC e a FCDL/SC é a Avaliação do Consumidor, que pondera a experiência de compra desde o atendimento até as características do produto escolhido. De acordo com a pesquisa, 71,3% dos consumidores entrevistados na Intenção de Compras comprou o presente, mas o percentual de desistência aumentou– passando de 17,4% em 2015 para 28,7% em 2016 –, o que pode estar relacionado às atuais condições da renda, da inflação e do acesso ao crédito, que corroeram o poder de compra das famílias.

Os segmentos do vestuário (51,4%), seguido por calçados (15,5%) e perfumes/cosméticos (12,5%) lideraram a preferência, no entanto, o maior gasto médio foi com eletroeletrônicos (R$ 469,77). Os principais destinos das compras em Santa Catarina foram as lojas do comércio de rua (69,9%) e os shoppings (22%). Levando em conta a agilidade no atendimento, cordialidade do atendente e clareza de informações fornecidas, os consumidores atribuíram a nota 8,7 para o atendimento nas lojas.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

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