MERCADO

Emprego volta a reagir no mês de abril em SC

Atualizado em 21 junho, 2018

Estado criou quase duas mil vagas com carteira assinada, segundo Caged

Após queda em março, Santa Catarina volta a gerar empregos formais em abril. Entre demissões e contratações, o estado teve saldo positivo de 1,8 mil vagas  com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério do Trabalho. No cenário nacional foram criados 59,8 mil empregos.

No acumulado do ano, o Estado criou 24.065 postos de trabalho, diante das 933 vagas perdidas entre janeiro e abril no Brasil. O setor de serviços puxa a criação de novos postos, com saldo positivo de 1.226 vagas. Indústria da transformação (819), construção civil (384) e comércio (327) também tiveram bom desempenho. A agropecuária, que já havia encerrado 3,5 mil postos em março, fechou 1.204 empregos formais em abril.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, diferentes indicadores apontam para a recuperação econômica e a consequente melhora nas condições de empregabilidade. “Santa Catarina é um gerador de emprego por excelência devido a sua diversidade econômica. Tivemos um março negativo, com fechamento de 4,6 mil postos de trabalho, mas fevereiro havia registrado o melhor resultado nos últimos três anos. O saldo positivo em abril foi puxado pelo setor de comércio e serviços, que já acumulam números favoráveis em volume de vendas e faturamento no primeiro trimestre”, finaliza Breithaupt.

Segundo a Pesquisa mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada,  o faturamento dos serviços catarinenses teve recuo de 3,3% em março, no acumulado de 12 meses, prejudicado pela queda da atividade industrial e da demanda do governo. Apesar da baixa no setor, o segmento vem se recuperando em uma perspectiva de longo prazo. Leia mais

Santa Catarina também lidera a recuperação do comércio no primeiro trimestre de 2017.  Os resultados de março, apresentados na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC),  mostram o avanço de 15,2% no volume de vendas – a quinta variação positiva na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Somando os meses de janeiro, fevereiro e março, o crescimento foi de 10,7%.
Leia mais

Leia também

INSTITUCIONAL 16 julho, 2024

Fecomércio SC e sindicatos empresariais lançam campanha "Comércio Local é Legal" em diversas cidades do estado

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%