Encontro de Executivos debate nova representatividade sindical

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Sindicatos filiados da Fecomércio SC compartilharam experiências e desafios em suas atuações

O fortalecimento da representatividade do setor terciário esteve em pauta nos dias 07 e 08 de maio, durante o 3º Encontro de Executivos de Sindicatos da Fecomércio SC, realizado no Hotel Sesc em Cacupé.  A programação incluiu painéis, apresentação de case e treinamento, voltados ao aprimoramento da atividade sindical das 72 entidades filiadas à Federação.

Acesse a galeria de fotos

“Nosso propósito com o Encontro é alinharmos ações que reforcem a natureza de nossa atividade sindical que é a representação das empresas do comércio de bens, serviços e turismo catarinenses”, ressalta o diretor – executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Junior.  O Executivo ainda destaca a importância da agenda institucional para aperfeiçoamento das atividades. “É uma oportunidade de discutir os desafios, vivenciar as realidades de cada região e identificar as oportunidades para encontrarmos soluções que gerem sustentabilidade para os sindicatos ampliarem ainda mais sua atuação com a parceria da Federação e do Sesc e Senac”, pontua.

O evento também marcou o lançamento do Ciclo Segs 2019 – Sistema de Excelência Sindical com previsão de início para o segundo semestre. Com objetivo de qualificar os Sindicatos na gestão e nos processos sindicais, o programa é baseado nos fundamentados da Fundação Nacional da Qualidade atuando no aprendizado e melhoria contínua, ofertando capacitação e consultorias, além de proporcionar as boas práticas sindicais entre as entidades participantes.

Para o gerente de planejamento da Fecomércio SC, Renato Barcellos, o ganho aos sindicatos participantes é imensurável. “A cada Ciclo é perceptível a evolução dos processos internos que impactam positivamente nos resultados dos sindicatos relacionados à representação e orientação das empresas de sua base”, ressalta Barcellos.

A dinâmica do SEGS trabalha os mecanismos de aperfeiçoamento dos processos para atender aos oito critérios de avaliação do modelo: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

O novo cenário da representatividade

Mudança de legislação, momento de reestruturação e a modernização da atividade sindical impactaram as entidades no último ano e nortearam os debates durante os painéis.

A gerente de Comunicação e Marketing da Fecomércio SC, Elisandra Rockenbach, compartilhou as boas práticas que vêm sendo utilizadas no marketing digital para posicionamento de marcas e prospecção de vendas de produtos. “É fundamental trabalhar a presença digital das entidades e nesse ambiente há inúmeras oportunidades para que os sindicatos criem um canal direto com seu público para informar e promover serviços e produtos direcionados à sua base empresarial”, ressalta.

O segundo painel do dia debateu a representatividade, alertando para a necessidade de modernização dos sindicatos e de qualificação na atuação em defesa dos interesses das empresas do setor.

Destacando a atuação da Federação na ALESC, ao longo de 2018, o gerente de Relações Institucionais e Governamentais da Federação, Elder Arceno, fez uma breve leitura do cenário atual compartilhando a experiência do acompanhamento legislativo realizado pela Fecomércio SC em âmbito estadual e de sindicatos nas Câmaras de Vereadores em algumas cidades catarinenses.

“Dos 185 monitorados em 2018 na ALESC, obtivemos 99% de aproveitamento positivo em favor do setor representado, trabalho realizado ao longo do ano e que gerou uma economia de mais de R$ 4 bilhões ao comércio. Nos municípios também atuamos ofertando esse suporte aos sindicatos com a Renalegis, realizando um trabalho pioneiro nesse acompanhamento dos projetos de lei que podem impactar nos negócios naquela cidade”, explica Arceno.

Já os desafios e a necessidade de adaptação diante de um novo cenário sindical guiaram a fala do gerente jurídico da Fecomércio SC, Rafael Arruda, que alertou para as entidades exercitarem sua legitimidade e novas formas de negociação.

“A legítima representação do sindicato é inerente a sua atividade e o cenário atual nos desafia a fomentar o associativismo, aumentar cada vez mais a representatividade, mas mantendo a oferta de produtos e serviços com vantagens competitivas aos empresários.”

Parcerias Sistema Fecomércio SC

Serviços e iniciativas do Sesc e Senac foram apresentados aos participantes e ações com potencial de geração de receita para as entidades em sua região  também foram discutidas.

O Sindilojas Blumenau apresentou projeto desenvolvido na área de mercado que oferta serviços de Saúde Ocupacional com vantagens às empresas do comércio. Além do case, outras iniciativas que vêm dando certo, gerando resultados, aproximando empresários e fortalecendo a marca do Sistema Fecomércio SC em todo o Estado foram compartilhadas entre os executivos dos sindicatos gerando oportunidades de novos projetos a serem desenvolvidos pelas entidades.

Participantes do 3º Encontro de Executivos dos sindicatos da Fecomércio SC

Alexandra Cardoso Barreiros – SINDILOJAS – Tubarão e Região