Encontro na Fecomércio SC fomenta desenvolvimento do turismo no Vale do Itajaí

Atualizado em 26 julho, 2017

Evento promovido pelo Sindilojas Brusque reuniu prefeitos, vereadores e lideranças empresariais de seis municípios

Com o intuito de fortalecer as relações entre o Sistema Fecomércio SESC/SENAC, poder público e empresários do Vale do Itajaí, além de fomentar o desenvolvimento turístico na região, o Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba promoveu um encontro inédito na manhã desta quarta-feira (26), na Fecomércio SC. O evento contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empresários dos municípios de Brusque, Guabiruba, Botuverá, Nova Trento, São João Batista e Gaspar, além de lideranças de entidades como CDL Brusque, OAB SC, Santur, AmpeBr, ACIBr e Brusque Jeep Clube.

Galeria de fotos

Segundo o presidente do Sindilojas Brusque, Marcelo Gevaerd, a integração entre os municípios é fundamental para o crescimento econômico e para impulsionar os diferentes potenciais turísticos. “No associativismo usamos a premissa de que juntos somos mais fortes e podemos ir muito mais longe. É exatamente aí que entra essa visão macro de que podemos unir nossas cidades e trabalharmos o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”. Gevaerd fez um apelo à classe política e empresarial para que os projetos sejam pensados em prol da evolução da região.

“Temos um corredor turístico na nossa região e precisamos nos organizar, nos unir e trabalharmos para ideias únicas e solução de problemas em comum”, pondera o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle.  O presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, alerta para importância de conhecer o perfil do turista e aplicar estratégias para atraí-los para a região, oferecendo opções de destinos, bons serviços e profissionais qualificados para atender os visitantes.

Entre as sugestões apresentadas no encontro está a implantação de um consórcio Intermunicipal para alavancar o turismo na região, exposta pelo prefeito de Nova Trento, Gian Francesco Voltolini. “Hoje não temos um diagnóstico dos turistas que visitam nossa cidade. O consórcio entra nesse planejamento, para buscar o que temos de melhor e as pessoas certas para fazermos um plano intermunicipal de turismo, com o apoio do Sistema Fecomércio Sesc/Senac”, comentou.

Na ocasião, Voltolini falou sobre o projeto Vale Sagrado Catarinense, que deverá ser administrado por um Consórcio Intermunicipal, no qual seis municípios (Nova Trento, São João Batista, Canelinha, Major Gercino, Angelina e Tijucas) já aderiram. Segundo ele, Brusque também deve participar e o projeto pode se estender também às cidades de Guabiruba, Botuverá e Gaspar.

Investimentos na região

Breithaupt e a equipe técnica do Sesc anunciaram uma série de investimentos do Sesc na região: em São João Batista será construída uma unidade completa, com escola, quadra esportiva e demais serviços. A obra estimada em R$ 6,4 milhões terá início na segunda quinzena de agosto. Em Brusque há dois projetos em andamento: adequação do espaço que já existe nas áreas administrativa e de desenvolvimento físico esportivo e a construção de uma nova escola do Sesc, com investimentos na casa dos R$ 25 milhões. Já Guabiruba e Canelinha devem receber uma quadra comunitária, cujo projeto e estimativa de investimento ainda estão em estudos.

SENAC investe em capacitação qualificada na região de Brusque