Endividamento recua em abril, mas recessão impacta na inadimplência em Santa Catarina

Atualizado em 02 maio, 2016

Pelo quarto mês consecutivo, cai o percentual de famílias endividadas em Santa Catarina. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) de abril sinaliza que o índice de catarinenses com parte de sua renda comprometida com contas parceladas e financiamentos ficou em 58,3%, abaixo de março​ (59,5%), fevereiro​ (60,8%) e janeiro​ (62,5%). Já a inadimplência, que trata dos consumidores com dívidas ou contas atrasadas, se manteve praticamente estável em 18,9%.

Leia a pesquisa completa​
 

O índice de famílias que não terão condições de pagar permaneceu em 10,3%. O nível é bastante negativo e reflete a desaceleração da renda em termos reais, que diminui os recursos disponíveis para o pagamento das dívidas.

“Mesmo com a ligeira queda desde o início deste ano, o nível de endividamento e inadimplência em SC é negativo para os consumidores, que não conseguem honrar suas dívidas e efetivarem novas compras, e para os empresários, que veem seus volumes de venda despencarem. A alta inflação, a deterioração da qualidade do emprego e a elevação das taxas de juros desempenham um papel fundamental no consumo”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.


Conforme a pesquisa, os catarinenses têm 30,4% da renda comprometida com dívidas: 16% têm mais da metade da renda; 60,5% entre 11% e 50%%; 15,7% com menos de 10%. Já o tempo de comprometimento subiu para 8,9 meses. Embora seja considerado alto, este indicador aponta que as dívidas estão sendo renegociadas pelos consumidores com mais frequência. Ou seja, eles diminuem o valor da parcela para caber no orçamento e estendem o tempo de pagamento.

Assim como nos meses anteriores, o cartão de crédito segue disparado na frente como o principal agente do endividamento, respondendo por mais da metade (52%) das dívidas. Em segundo, terceiro e quarto lugar aparecem os financiamentos de carro (33,7%), carnês (33,2%) e crédito pessoal (16,7%).

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar