Entidades e federações empresariais de SC defendem novo governo

Atualizado em 18 março, 2016

Diversas entidades de classe e federações empresariais catarinenses– FIESC, FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL, FECOMÉRCIO e FETRANSCESC, que integram o Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) – reuniram-se na quinta-feira (17), em Florianópolis, para discutir um posicionamento conjunto diante do agravamento da crise política e econômica atual. Por meio de manifesto, as lideranças defendem um “novo governo, com credibilidade e apoio da sociedade brasileira”.

Leia o manifesto na íntegra

O documento também é assinado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM-SC), pelo CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina), pelo CRC-SC (Conselho Regional de Contabilidade) e outras entidades integrantes da ASCOP (Associação dos Conselhos Profissionais de SC).

Conforme o texto do manifesto, “O Brasil vive uma crise política e ética sem precedentes em sua história recente, com índices alarmantes de desemprego e depressão econômica, que têm causado retração na confiança do empresariado e nos investimentos”.

“As turbulências políticas contribuem para potencializar os efeitos da atual crise, já que adia projetos e investimentos no setor produtivo e também impede a adoção de políticas e reformas estruturais que nos permitam retomar o crescimento econômico. Enquanto houver um debate político estéril pautado em disputas políticas partidárias, o Brasil não sairá dessa situação”, alerta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

O manifesto diz ainda que o país vive uma falta de sintonia entre os anseios da sociedade brasileira e os rumos tomados pelo atual governo. “O momento reclama o fortalecimento das instituições democráticas, do Poder Judiciário e a garantia de plena liberdade de imprensa. Cabe ao Congresso Nacional utilizar-se de instrumentos constitucionais que permitam solução célere ao impasse criado pela paralisia do Poder Executivo”, afirma a nota, ressaltando que “o atual governo perdeu as condições para guiar os destinos do País. É preciso que um novo governo, com credibilidade e apoio da sociedade brasileira, encaminhe as reformas estruturais necessárias para vencer as dificuldades e recolocar o País no trilho do crescimento econômico e do desenvolvimento social”.

A ASCOP é formada pelos seguintes conselhos profissionais: Conselho Regional de Administração, Conselho Arquitetura e Urbanismo, Conselho Regional de Biblioteconomia, Conselho Regional de Contabilidade, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Conselho Regional de Economia, Conselho Regional de Educação Física, Conselho Regional de Enfermagem, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Conselho Regional de Farmácia, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Conselho Regional de Medicina, Conselho Regional de Medicina Veterinária, Conselho Regional de Nutricionistas, Conselho Regional de Odontologia, Conselho Regional de Química e Conselho Regional de Representantes Comerciais.