Estado regulamenta venda de carne em açougues e supermercados

Atualizado em 16 janeiro, 2015

O governo do Estado regulamentou a venda de carnes em açougues e supermercados, de acordo com os decretos nºs 1 e 2 publicados no Diário Oficial do dia 9 de janeiro, folha 2, edição 19.977. Os decretos alteram dispositivo do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal e, também, dispositivos do Decreto nº 31.455/87, que dispõe sobre a comercialização de alimentos e bebidas.

O vice-presidente de Supermercados da Fecomércio SC, Adriano Manoel dos Santos, destacou a atuação da Acats (Associação Catarinense de Supermercados) na articulação da mudança junto à Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Vigilância Sanitária Estadual e gabinete do governador durante todo o ano de 2014. “O setor supermercadista enfrentava grandes dificuldades com relação à fiscalização, que a partir de agora passa a ser exclusiva da Vigilância Sanitária, nos âmbitos municipal e estadual. Com o acompanhamento da Vigilância Sanitária, os supermercados vão poder trabalhar a carne bovina de forma adequada, garantindo a qualidade do produto à população, sem ter que virar uma indústria”, afirmou.

Com a nova regulamentação, os supermercados que comercializam carnes fracionadas in natura deixam de receber o enquadramento legal como entrepostos. As empresas que desejarem comercializar carnes fracionadas in natura e temperadas irão necessitar das certificações SIE ou SIM, pois se enquadrarão como entreposto em supermercados.

A Diretora da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Bittencourt acredita que as mudanças serão benéficas tanto para quem fiscaliza quanto para quem é fiscalizado. "O processo passa a ser mais claro e simplificado, definindo as competências e evitando conflitos nas atividades de órgãos de fiscalização e isso sem abrir mão dos padrões da segurança sanitária exigidos pela legislação. A nova situação deixa o processo mais enxuto e focado na realidade do nosso mercado", disse ela.

Veja os decretos publicados no Diário Oficial do Estado de SC aqui.

Fonte: com Acats
 

Leia também

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Inflação cai em agosto pela primeira vez no ano

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Dívidas no cartão de crédito entre as famílias catarinenses cai em agosto

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi