Exemplo de vida de Ernesto Faoro inspira reunião da Fecomércio SC em Caçador

Atualizado em 13 agosto, 2015

O exemplo do comerciante Ernesto Faoro, 102 anos, inspirou a reunião realizada na noite desta quarta-feira, dia 12, no Sesc de Caçador. Amigo pessoal do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Caçador, Waldir Binotto, Faoro fez questão de participar do encontro promovido pela Fecomércio SC com empresários locais e encantou a todos falando sobre sua experiência de mais de 70 anos no comércio do município do Meio Oeste catarinense.

Natural de Antonio Prado, no Rio Grande do Sul, seu Ernesto chegou a Caçador em 1931, com os pais Attilio Faoro e Luisa D’Ambros, e os irmãos – dentre eles, o grande jurista e sociólogo Raymundo Faoro (1925-2003), membro da Academia Brasileira de Letras e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, entre 1977 e 1979. Na época, não havia energia elétrica em Caçador, então, junto com o pai, Ernesto construiu a primeira usina hidrelétrica que forneceu a luz necessária ao desenvolvimento da cidade.

Durante décadas, seu Ernesto manteve em Caçador uma loja de ferragens, passando aos seus descendentes o espírito do empreendedorismo. Mais antigo rotariano do Brasil, seu Ernesto Faoro lamenta que a estrada de ferro, importante instrumento de desenvolvimento do Meio Oeste catarinense, seja hoje apenas uma lembrança e um monumento histórico em Caçador. "O Getúlio Vargas errou ao estatizar a ferrovia. Foi o começo do fim da estrada de ferro e dos trens aqui em Santa Catarina", disse Faoro.

O encontro em Caçador contou com a presença de um grande número de empresários do comércio caçadorense, muitos deles na atividade há quase 50 anos. E todos foram muito participativos durante a fala do vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli (o presidente Bruno Breithaupt precisou viajar ao Rio de Janeiro, após o encontro em Joaçaba), que explicou o funcionamento do Sistema Fecomércio-Sesc e Senac em Santa Catarina e destacou a importância do setor terciário na economia de Caçador. Segundo Spagnoli, o setor de comércio e serviços representa 74,3% do número de empresas caçadorenses, sendo responsável por 45,9% do total de empregos e por 47,6% do PIB do município.

Waldir Binotto entregou ao vice-presidente da Fecomércio SC um ofício dirigido ao presidente Bruno Breithaupt com a solicitação dos empresários locais para a ampliação da sede do Sesc em Caçador. De acordo com o diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, já existe a previsão da construção, no mesmo terreno do bairro Berger, de um prédio para abrigar as salas de educação infantil e ensino fundamental. O diretor regional do Senac, Rudney Raulino, também falou sobre a recente reforma da unidade em Caçador, localizado num prédio bem no Centro da cidade, e que será transformada em Faculdade Tecnológica com cursos nas áreas de Gestão e Tecnologia da Informação, entre outros cursos técnicos, pós-técnicos, graduação e pós-graduação oferecidos pela entidade.

Após a reunião, que contou com a presença do diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Júnior, foi oferecido um churrasco aos convidados do Sincovasc de Caçador no novo espaço de convivência do Sesc. As próximas reuniões do Giro pelo Estado que a Fecomércio SC está promovendo acontecerão nos próximos dias 17 e 18, em Criciúma, Araranguá e Tubarão.