Falta de comunicação entre os órgãos federais agrava burocracia no setor aduaneiro

Atualizado em 17 março, 2015

O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, participou da abertura do I Congresso Internacional de Direito Aduaneiro, realizado em 11 de março, na sede da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB/DF).

No Congresso foram debatidos temas importantes para o setor, como o Código Aduaneiro do Mercosul, seus avanços e perspectivas; o direito aduaneiro como facilitador do comércio internacional; e a jurisdição aduaneira, entre outros. “A posição da CNC é que avance a modernização do serviço aduaneiro e que haja simplificação nos processos, tanto de exportação quanto de importação. Dessa forma, a internalização de produtos e de serviços deve facilitar as relações comerciais entre os países”, afirmou Aldemir. “Precisamos desburocratizar uma série de entraves dessa área para que os negócios fluam com mais facilidade e rapidez”, complementou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado de Santa Catarina – Sindaesc, Marcello Petrelli, o setor enfrenta uma burocracia extrema, principalmente nos processos de importação. "Hoje, um mesmo produto pode requerer a anuência de três órgãos para a sua importação, e ainda por cima ter que passar pelo crivo da Receita Federal no final. Isto encarece muito todo o processo e este acréscimo acaba sendo passado para o mercado", afirmou.

De acordo com Petrelli, uma solução lógica seria que os diversos órgãos aceitassem a verificação realizada por qualquer um deles, para atestar as principais informações necessárias para a boa identificação dos produtos. "A principal causa de toda esta burocracia e, consequentemente, da demora na liberação das mercadorias, é não haver comunicação entre os diversos órgãos federais", disse.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville