Faturamento das empresas do varejo no Dia das Mães caiu 3,9% em relação a 2014

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Mesmo apresentando aumento nominal de 10,2% em relação ao ano passado, com gasto médio de R$ 202,77 por pessoa, o resultado da pesquisa de Dia das Mães, realizada pela Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC, nos dias 11 e 12 de maio, revelou que não houve incremento nas vendas no varejo, na comparação com o mesmo período de 2014. De acordo com a pesquisa, houve redução de -3,9% no faturamento das empresas na comparação com 2014.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, a pesquisa deste ano apenas confirma o que já foi observado em anos anteriores. “Historicamente, a data do Dia das Mães apresenta um resultado de gasto médio maior do que o planejado inicialmente. No momento da compra, o coração fala mais alto na hora de se presentear as mães. Mas esse valor maior do gasto médio não se refletiu em ganho para os empresários do setor, e o faturamento ficou abaixo do Dia das Mães do ano passado”, disse.

Segundo Breithaupt, ficou nítida a redução do número de consumidores durante o período que anteceu à data festiva. “Certamente, com as taxas de juro em elevação e a maior restrição ao crédito, muitos dos potenciais consumidores optaram por não dar presentes neste Dia das Mães”, lamentou.

A mesma opinião foi manifestada por Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC: “O que se observou foi um número menor de consumidores efetuando compras de presentes, o que impactou negativamente no setor”, afirmou.

No Dia das Mães deste ano, o gasto teve aumento real de 2,1%, considerando o IPCA acumulado do período de 8,1%, frente ao ano passado, quando o valor apurado foi de R$ 182,97. “Analisando a atual situação econômica do país e os resultados negativos nas últimas datas comemorativas, esperávamos que o Dia das Mães tivesse bom desempenho de vendas, mas nada extraordinário”, comentou Tauffer.

Dados

A pesquisa Fecomércio SC e FCDL/SC de resultado de vendas do Dia das Mães foi realizada, nos dias 11 e 12 de maio, com proprietários e gerentes de 405 empresas do setor do comércio em sete municípios catarinenses: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí. Entre os comerciantes entrevistados, a maioria foi do segmento de vestuário e calçados (73,1%), seguido de perfumes e cosméticos (6,9%) e de joalherias, relojoarias e bijuterias (6,4%).

Apenas 10,9% das empresas contrataram novos funcionários para o Dia das Mães, mantendo uma média de 2,4 colaboradores a mais por empresa. Florianópolis teve o maior indicador (3,1) e Chapecó, o menor (1,8). A modalidade de pagamento à vista foi a preferida dos consumidores, seja em dinheiro (16%), no cartão de débito (10,4%) ou no cartão de crédito (30,6%), o que indica que as pessoas optaram por não fazer dívidas nesse período. O pagamento a prazo no cartão de crédito foi a opção de 34,6% dos consumidores. Outros 7,9% compraram com parcelamento no crediário.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

 

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