INSTITUCIONAL

Fecomércio apresenta pesquisa de inverno em seminário promovido pela Alesc na Serra Catarinense

Atualizado em 24 novembro, 2023

Com foco na mobilização dos setores público e privado para discutir o turismo na Serra Catarinense, a Comissão de Turismo e Meio Ambiente, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina (Alesc), promoveu nesta quinta-feira, 23, o Connect Serra: Seminário de Turismo para Desenvolvimento Regional. A Fecomércio apoiou o evento e fez a apresentação da última pesquisa de turismo de inverno.

O evento, liderado pelo deputado estadual Lucas Neves (Podemos), teve a presença de figuras como o Coordenador de Articulações Estratégicas da Embratur, Luciano Boico, o Secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, e o Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper. “Este seminário tem de entrar para o calendário de eventos e na programação do próximo ano. É um palco de discussões com objetivo de fomentar o empreendedorismo, fortalecer os elos do turismo e as instituições públicas e privadas, na perspectiva de gerar negócios, promover networking e troca de ideias”, disse o parlamentar que ainda agradeceu ao governador Jorginho Mello pelo respaldo ao evento, reiterando seu compromisso com os prefeitos nas iniciativas para o desenvolvimento do turismo regional.

Os dados da 12ª Pesquisa de Inverno na Serra Catarinense foram apresentados pelo coordenador do observatório de turismo da Fecomércio, André Carvalho e a analista de pesquisa, Daniele Cruz e indicam melhora do faturamento das empresas catarinenses em julho e agosto de 2023. A pesquisa apontou que a área que tem maior investimento dos visitantes é a de hotelaria, que também apresenta uma maior procura desde 2017. Além disso, o maior público é formado por brasileiros, principalmente catarinenses, que representam um aumento de quase 10% entre 2022 e 2023. Moradores do Rio Grande do Sul também passaram a visitar mais a serra, configurando 11% dos turistas.

Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023. Assim, com a melhoria da economia, também houve um crescimento na contratação de pessoas extras para o período de inverno em quase 5%.

O Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, discursou sobre a importância da infraestrutura na promoção do turismo, enquanto o Secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, abordou as ações governamentais na promoção do turismo em Santa Catarina, com destaque para a relevância da Serra Catarinense como destino turístico. O Coordenador de Articulações Estratégicas da Regional Sul da Embratur, Luciano Boico, também compartilhou insights sobre as ações do governo federal na promoção do turismo durante o seminário.

O evento, destinado a prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, profissionais do setor turístico, empresários, investidores, pesquisadores e público em geral, recebeu apoio de diversas entidades, incluindo Amures, Sebrae, CDL, Acil, Conserra, Senac e Epagri.

O vice-presidente de atacado da Fecomércio, Walter Hoeller De Souza, representou o presidente Hélio Dagnoni durante o evento.