Fecomércio chega aos 76 anos sólida e em pleno desenvolvimento

Atualizado em 09 agosto, 2024

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) completa 76 anos, neste sábado (10/8), consolidada como um pilar de desenvolvimento econômico e social no Estado, avançando em conquistas importantes para o setor que impulsiona o crescimento e a qualidade de vida dos catarinenses.

Fundada em 1948, a Fecomércio tem se dedicado a promover e defender os interesses dos comerciantes, prestadores de serviços e empresários do turismo em Santa Catarina. Ao longo dos anos, a Federação evoluiu, adaptando-se às mudanças econômicas e sociais, sempre com o objetivo de fortalecer o setor terciário e fomentar um ambiente de negócios próspero e dinâmico.

O setor de comércio, serviços e turismo, representado pela Fecomércio SC, hoje responde por aproximadamente 65% do PIB de Santa Catarina. Este crescimento tem sido impulsionado por políticas de incentivo e programas de desenvolvidos pela Federação.

Só nos dois últimos anos de gestão, a Fecomércio contabiliza R$ 153 milhões em investimentos, incluindo compra de equipamentos, ampliações e reformas de unidades e aquisições de imóveis para o Sesc e o Senac. Além disso, foi adquirido o primeiro imóvel para a Fecomércio, que fica em Gaspar, na antiga sede Canarinho.

— A melhoria contínua das nossas infraestruturas é uma prioridade para a Fecomércio SC. Modernizamos nossas instalações com o objetivo de proporcionar um ambiente mais confortável e funcional para nossos associados e a comunidade. Isso inclui a renovação de espaços e a aquisição de equipamentos modernos — destaca o presidente da entidade, Hélio Dagnoni.

Este ano, a Fecomércio também lançou a maior campanha de valorização do comércio, intitulada “Comércio Local é Legal”, que já teve a adesão de mais de 21 cidades de Santa Catarina por meio de seus sindicatos empresariais.

Ao incentivar a população a valorizar e apoiar os negócios locais, a iniciativa busca manter os recursos circulando dentro das nossas comunidades, gerando empregos e estimulando o empreendedorismo. Para a Fecomércio, apoiar o comércio local também significa investir na sustentabilidade econômica de Santa Catarina, garantindo que os pequenos e médios empresários continuem a prosperar e a oferecer produtos e serviços de qualidade.

Outro fato recente marcante foi a visita histórica ao Estado do presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), José Roberto Tadros, em abril de 2024. Foi a primeira vez em 20 anos que um presidente da CNC realizou agendas em Santa Catarina, evidenciando a aproximação entre a atual gestão, que tem gerado frutos positivos.

— A vinda do presidente Tadros a Santa Catarina foi muito positiva, porque ele pôde ver de perto todos os investimentos que temos realizados no Sistema, seja no Sesc, Senac ou no fortalecimento dos sindicatos empresariais. A CNC, como entidade máxima de representação do comércio no Brasil, desempenha um papel crucial na defesa dos interesses do setor e essa aproximação é muito importante para nós — avalia Dagnoni.

Setor acumula números positivos

Nos últimos anos, a Fecomércio SC contribuiu para a criação de mais de 100 mil empregos diretos e indiretos no estado, fortalecendo a economia local e proporcionando melhores condições de vida para os catarinenses. Através do Sesc e Senac, instituições ligadas à Federação, foram realizados mais de 1 milhão de atendimentos e capacitações em diversas áreas, como saúde, educação, lazer e qualificação profissional. Essas iniciativas não apenas melhoram a empregabilidade, mas também elevam a qualidade dos serviços oferecidos no Estado.

A Federação também tem investido em projetos de inovação e sustentabilidade, como a implementação de práticas ecológicas nos estabelecimentos comerciais e a promoção de eventos e campanhas de conscientização ambiental. Essas ações refletem o compromisso da Fecomércio SC com um desenvolvimento econômico sustentável e responsável.

Outra frente de atuação tem sido o fortalecimento de eventos, feiras e seminários como uma estratégia eficiente para promover negócios e networking entre empresários, gerando oportunidades e movimentando a economia.

Perspectivas Futuras

Uma das principais prioridades da Fecomércio SC para os próximos anos é a inovação. Investir em tecnologia para modernizar processos e serviços será crucial para acompanhar as demandas de um mercado cada vez mais digitalizado e dinâmico. A entidade pretende ampliar o uso de plataformas digitais, facilitando o acesso dos associados a informações essenciais para o crescimento dos seus negócios.

A qualificação profissional também continuará sendo uma área de grande foco. Através do Sesc e Senac, a Fecomércio SC planeja expandir seus programas de capacitação, oferecendo cursos que atendam às novas exigências do mercado de trabalho. A formação de mão-de-obra qualificada não só aumenta a competitividade das empresas locais, mas também melhora a empregabilidade e a qualidade de vida dos trabalhadores catarinenses.

— Cada real investido pelo Sistema em programas de capacitação e melhorias de infraestrutura retorna multiplicado para a economia de Santa Catarina. Esses investimentos não apenas impulsionam o crescimento das empresas locais, mas também promovem a prosperidade das comunidades, gerando um ciclo virtuoso de desenvolvimento econômico e social — ressalta o presidente Hélio Dagnoni.

Assim, a Fecomércio Santa Catarina chega aos 76 anos de história reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Estado, preparada para enfrentar os desafios do futuro e continuar nossa missão de promover o crescimento do comércio, serviços e turismo catarinense.