INSTITUCIONAL

Fecomércio discute apoio às Micro e Pequenas Empresas durante Seminário em Balneário Camboriú

Atualizado em 08 janeiro, 2024

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni participou, nesta sexta-feira, 10, do Seminário de Apoio e Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, em Balneário Camboriú. O evento, promovido pela Câmara dos Deputados, reuniu empresário e poder público para debater o Projeto de Lei Complementar no 125, de 2023, que sugere mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa, além de outras melhorias para a classe.

O governador Jorginho Mello esteve no evento, já que o apoio aos pequenos empreendedores é uma das suas principais bandeiras. “Quando a gente fala de micro e pequena empresa nós estamos falando de 60% de todos os empregos formais no Brasil, de quase 30% do PIB, então isso por si só justifica qualquer ação em favor das micro e pequenas empresas. Como senador eu tive o privilégio de dirigir por 10 anos essa frente parlamentar no Congresso. Eu fui autor do Pronampe nacional, que é uma política pública. E agora estou fazendo em Santa Catarina, implementando o Pronampe em diversos níveis pra atender o micro e pequeno empresário em segmentos como inovação e agro, bancando o juro. O governo paga o juro pra que ele possa realmente ter capital de giro”, disse o governador.

Em sua fala, Dagnoni enalteceu os números que correspondem à categoria. Das quase 24 milhões de empresas ativas no País, mais de 20 milhões são enquadradas como micro ou pequena empresas. Dentro do universo de representação do Sistema Comércio, há mais de 16,7 milhões de firmas. Elas exprimem 70% do total das micro ou pequenas empresas do Brasil e 82% das empresas representadas pelo Sistema Comércio.

“Santa Catarina é o estado com a maior taxa de crescimento de empresas ativas nos últimos dois anos entre os estado de sul e sudeste, ultrapassando o Rio de Janeiro. Isso é fruto de trabalho conjunto de todos nós, empresários, nossos trabalhadores, do conjunto das forças produtivas de nosso estado, e do poder público. É fundamental que tenhamos cada vez mais a comprensão de que a função dos agentes públicos é justamente a de investir e apostar nas forças vivas de nossa sociedade”, comentou.

Para o presidente, o crédito facilitado para esses empresários é uma das principais medidas que merecem atenção. “Ele é fundamental na sustentação e expansão das empresas, e o que nos traz a esse painel nesta tarde. Aqui em Santa Catarina, ele é mais importante ainda, pois além de eventuais crises econômicas que acabam afetando todo o país, em Santa Catarina temos eventos climáticos cada vez mais severos”, apontou Dagnoni.

O presidente da subcomissão permanente de apoio às micro e pequenas empresas, da Câmara dos Deputados, Jorge Goethen, responsável pelo encontro, destacou que vai continuar trabalhando para buscar apoio aos micro e pequenos empreendedores em Brasília. “Santa Catarina é berço de milhares de pequenas empresas que geram empregos e são parte muito importante da economia do Estado. Esse tema é urgente e precisamos ouvir as necessidades das partes envolvidas”, reforçou Goethen.

O evento ainda contou com a participação dos secretários de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, além de parlamentares estaduais, federais e o senador Jorge Seif.