ECONOMIA

Fecomércio SC divulga resultado de pesquisa que aponta caminhos para transformar Florianópolis em smart city até 2030

Atualizado em 31 julho, 2020

A Fecomércio SC divulga nesta quinta-feira (30), em transmissão ao vivo pelo Youtube, o resultado de pesquisa que aponta caminhos para transformar Florianópolis em smart city até 2030. O estudo contou com a parceria do Senac SC, UFSC, Universidade de São Paulo, Queensland University of Technology, Prefeitura da Capital, Sebrae SC, Governo de Santa Catarina, Floripamanhã e Instituto Lixo Zero. A transmissão,  coordenada pela Câmara de Tecnologia e Inovação do Sistema Fecomércio SC,  começa às 14h.

Acesse aqui o relatório completo

O estudo Smart Floripa 2030: Transformando Florianópolis numa Cidade Inteligente de Inovação é resultado de um trabalho que começou em 2018 e que buscou entender o impacto dos ecossistemas de inovação para o desenvolvimento sustentável das cidades. A capital catarinense foi o laboratório da pesquisa que apontou as fraquezas e também os pontos fortes que contribuem para que Florianópolis se torne de fato uma cidade inteligente de inovação até 2030. Foram ouvidos representantes da chamada quádrupla hélice – universidades, empresas, governos e instituições – com alto índice de conhecimento do ecossistema de inovação da cidade.

Segundo o estudo, é necessário criar um planejamento estratégico para superar os diferentes desafios; aumentar a coordenação entre poder público, iniciativa privada, entidades sem fins lucrativos e sociedade; ampliar o número de mulheres em cargos de liderança e empreendedorismo com foco em inovação; estimular a internacionalização de mercados; adotar novos modais de transporte; levar inovação para outros segmentos, como o turismo; reter mão de obra qualificada; melhorar a infraestrutura, além de dezenas de outros aspectos destacados pelos pesquisadores.

“Nós já temos o mais importante, que é a cultura do empreendedorismo latente na cidade, um ecossistema forte e instituições de ensino e pesquisa reconhecidos pela qualidade. Precisamos avançar na coordenação de todos os atores, no planejamento e na adoção de políticas públicas que permitam dar os passos necessários na direção de uma smart city de inovação”, observa a Jamile Sabatini Marques, Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação do Sistema Fecomércio SC.

“Florianópolis caminha na direção de se tornar uma cidade verdadeiramente inteligente, mas precisa equilibrar crescimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental. Este é um trabalho de médio e longo prazos e requer engajamento do governo, iniciativa privada, universidades e sociedade civil”, disse o presidente do Sistema Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Confira o vídeo na íntegra

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar