ECONOMIA

Fecomércio divulga resultado das vendas de Dia dos Pais

Atualizado em 30 agosto, 2023

Pesquisa aponta crescimento na efetivação de vendas comparado ao ano anterior

A Pesquisa de Avaliação de Compra dos Consumidores realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), do dia dos pais 2023 teve saldo positivo para Santa Catarina. Os números indicam que 80,4% dos consumidores entrevistados realizaram compras de presentes, planejadas ou não, para o dia dos pais. A cidade de Lages foi a que mais realizou compras para a data com 90%.

Acesse o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/resultado-de-vendas-dia-dos-pais-2023/

“Mais uma vez as nossas pesquisas confirmam que o comércio catarinense segue aquecido e em constante retomada no pós-pandemia. É uma informação importante porque baliza o empresário e também serve como termômetro para as próximas datas comemorativas”, enalteceu o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

A pesquisa aponta também o aumento no principal indicador, o de efetivação de compra (91,4%), o que dialoga com dados da pesquisa de Intenção de Compras dia dos pais 2023 Fecomércio SC, que apontava a propensão dos consumidores em ampliar o consumo para a data.

O principal segmento de presente também coaduna com a pesquisa de intenção e segue como nos últimos anos, o vestuário com 41%, seguido por perfumes e cosméticos 16,6% e de calçados 15,9%. Referente ao gasto médio efetivado por cidade, Blumenau foi à cidade que apresentou o maior gasto médio (R$ 195,24).

De acordo com a analista de pesquisa Ana Carolina Rocha, um indicador novo da pesquisa de Avaliação diz respeito ao local dentro da cidade que o consumidor realizou a compra de presentes para a data, demonstrando que os centros das cidades ainda são importantes locais de compra, com 59,4% realizando as compras em comércio dos centros das cidades.

“A categoria shopping também cresceu (18%), depois de considerável queda com a pandemia. As compras pela internet, contudo, que com a pandemia se avolumaram, apresentam queda gradativa”, comentou.

Foram entrevistados 2100 consumidores em sete cidades: Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Blumenau, Joinville, Lages e Itajaí, entre os dias 14 a 24 de agosto.