Fecomércio divulga resultados da Festa Nacional do Pinhão

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio) durante a XXIII Festa Nacional do Pinhão mostra que a festa não obteve o êxito dos anos anteriores. Para 66,6% dos empresários de Lages, não houve aumento nas vendas em 2011, havendo inclusive queda no faturamento comparado ao ano anterior.

O levantamento foi realizado dentro do parque Conta Dinheiro e no comércio de Lages entre os dias 22 e 27 de junho de 2011 e foram entrevistados 203 empresários e 1,2 mil turistas para avaliar o destino e o impacto econômico da festa na região. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 30 de junho, na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, na Pousada Rural do SESC, em Lages.

Leia a pesquisa na íntegra

Na avaliação da Fecomércio, o fato de a festa não ter gerado incremento nas vendas pode ser explicado pelo perfil da maioria dos turistas ser de grupos de jovens de 18 a 24 anos (66,7%) que chegam até Lages por meio de excursões, ficando apenas uma noite na festa e consumindo apenas bebidas e comidas, sem expressivo gasto no comércio da cidade.
Entre as empresas que apresentaram aumento no faturamento, o percentual de aumento médio foi de 4,46% e a média de gastos por cliente por dia foi de R$ 93,20, valor que confirma o fato da maioria das pessoas ficar somente uma noite em Lages e gastar apenas com alimentação e bebidas. Para 76,6%, das empresas questionadas, não houve aumento no movimento do comércio na comparação com 2010.

Entretanto, a maioria dos empresários (64%) ainda considera positivo o impacto socioeconômico que o evento traz para a cidade. De acordo com a Fecomércio, isso mostra que mesmo inferior ao ano anterior, ainda houve um incremento sazonal nas vendas.

Já os turistas que participaram da festa saíram satisfeitos com o evento. A pesquisa da Fecomércio não registrou críticas com relação à infraestrutura da festa e aos serviços oferecidos. Apenas 1% dos entrevistados apontou problemas em relação ao preço dos ingressos e às condições do parque. Os visitantes insatisfeitos também sugeriram melhorias, entre as quais a redução do preço da entrada e colocação de mais bancos e cadeiras para descanso na festa.

Ao serem questionados sobre o principal atrativo da festa, 43% não souberam ou não quiseram responder a questão, 31% apontaram para a música, 18% para o clima e 8% para a gastronomia. Em relação direta com a avaliação positiva, 98% dos turistas pretendem voltar à festa nos próximos anos.

Além dos representantes das entidades de turismo que integram a Câmara da Fecomércio, presidida pelo empresário João Eduardo Amaral Moritz, participaram da reunião o diretor executivo da Fecomércio, Marcos Arzua; o vice-presidente da Fecomércio, Célio Spagnoli; o presidente da Santur, Valdir Walendowski, a presidente do Conselho Estadual de Turismo, Jô Cintra; e dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Regional, da Prefeitura de Lages, da Secretaria de Turismo do município e empresários do comércio varejista, da rede hoteleira e do setor de bares e restaurantes.