Fecomércio e Senac/SC oferecem bolsa de estudo gratuita aos executivos e colaboradores dos sindicatos do setor

Atualizado em 09 novembro, 2015

Acaba de ser firmada uma parceria estratégica de incentivo à educação para capacitar os executivos e colaboradores sindicais do setor de comércio de bens, serviços e turismo em Santa Catarina. O termo assinado por José Agenor de Aragão Júnior, diretor executivo da Fecomércio SC, e Rudney Raulino, Diretor Regional do Senac/SC, na última terça-feira (04/11), prevê bolsas de estudo integrais no ensino superior e na pós-graduação aos dirigentes dos 68 sindicatos filiados à base de representação da Federação.

A parceria demonstra o alinhamento das entidades em defesa do empresário dos segmentos atendidos pelo Sistema S, que respondem por 67% do PIB catarinense, empregam 1,6 milhão e geraram mais de R$ 3 bilhões em ICMS só no primeiro semestre. “O programa vai fortalecer a gestão e sustentabilidade dos sindicatos de base, preparando cada vez mais os quadros técnicos e diretivos das entidades para o cenário político, econômico e sindical atual”, afirma o diretor executivo da Fecomércio SC, José Agenor de Aragão Júnior.

Entre os incentivos estão a isenção das taxas de matrícula e mensalidades dos cursos ministrados pelo Senac/SC, nos cursos de Formação Inicial e Continuada, GraduaçãoPós-Graduação. Não estão contemplados os cursos técnicos, rede EAD (ensino à distância) e demais parcerias.

Para o diretor regional do Senac/SC, Rudney Raulino, a disseminação do conhecimento fortalece os sindicatos, uma vez que conseguem ter acesso às informações e experiências oferecidas pelo Senac em sala de aula, contribuindo para a atuação de todo o Sistema S.

Para requerer o benefício, o executivo ou colaborador precisa ter no mínimo dois anos de contrato e compatibilidade com área de atuação dentro do Sistema, entre outros requisitos. O programa também deve priorizar os colaboradores que não tenham cursado escolaridade equivalente à solicitada e os de maior assiduidade e pontualidade.

Todos os demais critérios de seleção e desempate, processo de inscrição, cancelamento e resultados serão disponiblizados aos sindicatos a partir de janeiro de  2016.