Fecomércio integra o Fórum Simplifica SC

Atualizado em 24 julho, 2015

O vice-presidente da Grande Florianópolios da Fecomércio SC, Marcelo Brognoli, participou, nesta quinta-feira, dia 23, da primeira reunião do Fórum Simplifica SC, órgão que terá a função de ajudar a agilizar e aprimorar os procedimentos que envolvem a criação, funcionamento e baixa de empresas no Estado. Além da Fecomércio, o Fórum Simplifica SC será integrado por representantes da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), das entidades contábeis (Fecontesc, CRCSC e Sescons Santa Catarina, Grande Florianópolis e Blumeunau), Facisc, Sebrae, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável, Corpo de Bombeiros e Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).

Para Brognoli, a iniciativa do Fórum Simplifica SC é de fundamental importância para o desenvolvimento da atividade econômica no Estado. “Um dos problemas que nós temos é o famoso Custo Brasil. O excesso de burocracia atrapalha muito o empreendedor. O objetivo desse fórum é atuar em várias áreas, junto às prefeituras, e vai possibilitar o desenvolvimento de novas empresas, aumentar a geração de empregos e a arrecadação de impostos. Ou seja, fomentar toda a cadeia produtiva”, afirmou.

O fórum foi formalizado durante reunião na sede do CRCSC, em Florianópolis. De acordo com o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina, Tadeu Oneda, a ideia de se criar o fórum surgiu durante a plenária da Fecontesc, realizada dia 19 de junho em Balneário Camboriú, e foi prontamente aceita pelo presidente da Jucesc, André Bazzo: “Queremos contribuir no atual processo de modernização por que passa a Junta Comercial, fazendo sugestões e apontando gargalos que dificultam a emissão de alvará, por exemplo”, explicou.

Para Bazzo, a contribuição do grupo será muito importante, principalmente neste momento em que a Junta está finalizando uma nova plataforma tecnológica, que vai permitir ampliar e desburocratizar os serviços. “São entidades que conhecem bem as necessidades das empresas e de quem quer abrir o seu próprio negócio”.

A primeira reunião de trabalho ficou marcada para o dia 14 de agosto, quando já começarão a ser debatidas propostas envolvendo contrato padrão, a integração dos sistemas das prefeituras com os dos órgãos que liberam os alvarás e o atendimento prestado pela Jucesc fora da Capital. Até este encontro, serão convidados a integrar o Fórum a Vigilância Sanitária, Fatma, Receita Federal, Secretaria da Fazenda e OAB/SC.

No encontro, o presidente da Jucesc, André Bazzo, informou que foi prorrogado de 1º de agosto para 15 de setembro o início de vigência da obrigatoriedade do contrato padrão (gerados e impressos a partir do sistema de Requerimento Eletrônico – RE) na inscrição de Empresário Individual e constituição de Sociedade Empresária – LTDA e Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI.

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar