Fecomércio lamenta a morte de um dos grandes pensadores de Santa Catarina

Atualizado em 22 julho, 2015

A Fecomércio SC lamenta o falecimento de um dos maiores intelectuais de Santa Catarina, o professor Alcides Abreu, idealizador do BESC (o extinto Banco do Estado de Santa Catarina, absorvido pelo Banco do Brasil), da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) e da Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina), quando trabalhou na elaboração do Plano de Metas do governador Celso Ramos (1961-1966). O professor morreu na madrugada desta quarta-feira, dia 22, no Hospital de Caridade de Florianópolis, aos 89 anos.

Advogado, economista, administrador e escritor, Alcides Abreu nasceu em Bom Retiro, na Serra catarinense, em 5 de setembro de 1926, e foi professor de Direito da UFSC, da ESAG/Udesc, da Unisul e da Universidade de Brasília, presidente do BESC, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e membro da Academia Catarinense de Letras.

Autor de 17 livros, o último deles, intitulado Santa Catarina, um País, lançado em janeiro deste ano, Abreu teve destacada atuação acadêmica e política em Santa Catarina, desde o final dos anos 1950, quando idealizou e coordenou o Seminário Socioeconômico que fez um levantamento das potencialidades e carências do Estado, base para o Plameg do governador Celso Ramos. Trabalhou também no governo de Colombo Salles (1971-1975) e no primeiro mandato de Esperidião Amin (1983-1987).

Aos familiares, amigos e ex-alunos do mestre Alcides Abreu, a Fecomércio SC externa os mais sinceros pêsames.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar