Fecomércio lança livro sobre a história do comércio de Lages

Atualizado em 25 agosto, 2015

A Fecomércio SC promove na noite desta quarta-feira, dia 26, no restaurante do Sesc do bairro Coral, o lançamento do livro História do Comércio no Centro Histórico de Lages. É o segundo volume da série que reconta a história do comércio nos principais municípios catarinenses. O primeiro, sobre Florianópolis, foi lançado em 2013. A pesquisa, redação e edição da obra são do escritor lageano, radicado na Capital, Fábio Brüggemann.

Na apresentação da obra, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, destaca a importância histórica e cultural de Lages para o desenvolvimento de Santa Catarina. "Já existia um comércio onde hoje se localiza a cidade antes mesmo da chegada do fundador Antônio Correia Pinto, em meados do século 18. Como ponto de parada e descanso dos tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo, o local onde o povoado inicial se instalaria já servia como ponto de troca de mercadorias e de abastecimento", escreveu Breithaupt.

O livro traça um panorama do comércio em Lages ao longo dos seus quase 250 anos de história (a fundação da cidade ocorreu em 22 de novembro de 1766), mostrando como a atividade econômica foi fundamental para o desenvolvimento do centro histórico do município. Enquanto a cidade se desenvolvia, o comércio de Lages também acompanhava os diversos ciclos de desenvolvimento do município.

A obra fala dos tropeiros e dos primeiros comerciantes, do comércio nos primeiros anos da Vila de Lages, no período da independência do Brasil, do primeiro Mercado na antiga Praça das Cavalhadas, das histórias dos caixeiros-viajantes, das primeiras distribuidoras comerciais, passando pelo ciclo do madeira, no auge do comércio, e como a cidade se reinventou com a crise da atividade extrativista.

"Com o fim do ciclo da madeira, no anos1970, o que possivelmente salvou Lages de ter se transformado em uma cidade fantasma foi justamente o seu comércio, e basicamente aquele instalado no Centro Histórico e no bairro Coral", afirma Fábio Brüggemann. Atualmente, a cidade experimenta um novo surto de desenvolvimento alicerçado no turismo rural, na gastronomia típica e na festa Nacional do Pinhão, que atrai turistas de todo o Estado e de diversos recantos do país, principalmente no inverno, tendo como motor principal da economia lageana justamente o seu comércio.

História do Comércio no Centro Histórico de Lages traz, também, o depoimento de comerciantes cujos estabelecimentos fazem parte da história do município: Luiz Fernando Mondadori, da Joalheria e Ótica Mondadori; Jackson Roberto Martendal, do Supermercado Martendal; e Célio Antunes Bueno, das Lojas Honolulu.

O lançamento será realizado a partir das 19h30min desta quarta-feira, dia 26, no Restaurante do Sesc do bairro Coral – Avenida Presidente Vargas, 678. Na ocasião, a Fecomércio SC também promove a apresentação da Renalegis SC e das iniciativas da federação, Sesc e Senac aos dirigentes dos sindicatos afiliados à entidade, lideranças empresariais, autoridades municipais e imprensa.

Lançamento do livro História do Comércio no Centro Histórico de Lages
Data: 26 de agosto