MERCADO

Fecomércio SC apresenta programa de logística reversa em Joinville

Atualizado em 29 maio, 2018

A Câmara Empresarial de Material de Construção da Fecomércio SC e a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) de Joinville realizaram reunião, na última quinta-feira (24), para apresentar aos empresários da região o Programa Reciclus de Logística Reversa de Lâmpadas. O evento foi uma iniciativa da Fecomércio SC que tem trabalhado em prol dos seus representados para orientá-los e defendê-los frente às novas legislações da Logística Reversa.

O gestor do Programa, Willian Gutierrez, detalhou sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Lei Federal nº 12.305/2010. Segundo ele, o acordo setorial de logística reversa de lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio e luz mista prevê que todos os elos da cadeia produtiva – consumidores, fabricantes, importadores e comerciantes- são responsáveis pelo descarte correto.

O presidente da Acomac, Rudi Soares, destacou a importância do descarte correto de resíduos sólidos e a adequação às novas legislações: “É essencial para o meio ambiente o descarte correto dos resíduos para que o nosso futuro seja mais sustentável”.

Como gestora do acordo setorial, a Reciclus oferece um programa completo de gestão dos resíduos, com recolhimento das lâmpadas nos pontos de coleta, transporte, destinação ambiental e a descontaminação. Os empresários interessados em aderir ao Programa devem disponibilizar um espaço no estabelecimento para a instalação dos coletores de lâmpadas.