Fecomércio SC apresenta resultados da Pesquisa Oktoberfest 2016

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Dados que mapeiam perfil do turista e impacto da festa para empresários serão apresentados nesta terça (8) em Blumenau

Público de mais de 500 mil pessoas, taxa de ocupação hoteleira acima dos 90%, alta no faturamento e avaliação positiva de 96,8% dos visitantes. A repercussão da 33º edição da Oktoberfest Blumenau, realizada de 5 a 23 de outubro, aponta a consolidação da maior festa alemã das Américas no calendário nacional. Nesta terça-feira (8), a Fecomércio SC apresenta ao trade turístico em Blumenau os resultados da Pesquisa da Oktoberfest 2016, que mapeou o perfil destes visitantes nos 19 dias de evento e o impacto para os empresários catarinenses. O evento ocorre às 16h, no auditório da Vila Germânica.

Para atuar como um “termômetro” da festa, a pesquisa foi realizada com 895 turistas e 357 estabelecimentos comerciais de Blumenau.  Além das entrevistas foram feitas quase 600 intervenções rápidas nas catracas de entrada para traçar um retrato dos participantes.

Leia a pesquisa na íntegra

A pesquisa traz dados socioeconômicos do turista (sexo, faixa etária, estado civil, renda e origem), características da viagem (tipo de hospedagem, meio de transporte e duração da estada) e a avaliação quanto à infraestrutura e serviços oferecidos no local. Sob a ótica dos empresários de Blumenau e região, o levantamento apurou o investimento em mão de obra (contratação de temporários para atender a demanda), variação do faturamento, gasto médio por segmento, ocupação dos leitos e movimentação no comércio, Vila Germânica e hotéis/pousadas

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, o evento em 2016 repetiu o sucesso nos anos anteriores, mesmo em um cenário econômico recessivo, trazendo otimismo para os setores de serviços e turismo. “Recebemos mais de meio milhão de pessoas em Blumenau, 12,5% a mais do que no ano passado. A ocupação expressiva dos leitos, especialmente nos fins de semana, dá mostras do êxito da festa. O faturamento também cresceu em relação aos meses anteriores na Vila Germânica e para a hotelaria. Já o comércio sofreu queda e as vendas encolheram tanto nos shoppings, como no comércio de rua”, adianta o empresário.

Os dados são levantados pela Federação desde 2011 e evidenciam a evolução de um evento já robusto, mas com potencial e oportunidades de crescimento na esteira das mudanças nos atributos da festa e no comportamento de consumo.

O material estará disponível na versão digital no site da Fecomércio SC a partir de quarta-feira (9).