Fecomércio SC capacita sindicatos para fortalecer imagem e posicionamento no mercado

Atualizado em 06 janeiro, 2016

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas”, já aconselhou Sun Tzu, apontado como um dos maiores estrategistas militares e autor do famoso livro A Arte da Guerra. Para ajudar a fortalecer os sindicatos de sua base e reforçar seu posicionamento no mercado, a Fecomércio SC conta com um projeto piloto de capacitação para a Pesquisa de Imagem Institucional, desenvolvido pela CNC, que mapeia a percepção de empresários do setor terciário, imprensa e agentes políticos sobre as entidades sindicais patronais.

“Um dos maiores patrimônios de uma empresa, instituição ou marca é a sua imagem, o que ela transmite para o mercado. A Fecomércio SC valoriza a construção de uma identidade corporativa sólida em um setor estratégico no Estado, que gera 1,5 milhão de empregos e responde por 67% do PIB. Da CNC aos sindicatos, a nossa missão em defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo precisa estar alinhada. Os sindicatos são o canal de comunicação entre a Federação e os empresários", afirma presidente Bruno Breithaupt.

O levantamento mostra como as três esferas veem o desempenho do sindicato em quatro aspectos: atuação política, representação nos interesses do comércio, prestação de serviços aos empresários e informação ao comércio/serviços.

“A pesquisa é uma importante ferramenta para o direcionamento das ações internas, visando autoconhecimento para a promoção de melhorias nos processos. Com essas informações em mãos é possível dimensionar a relevância de cada quesito e estabelecer um plano de ação para ter uma gestão sindical de excelência, orientada por resultados. Inicialmente, focamos nos sindicatos que apresentavam maturidade na gestão, mas já programamos uma agenda de treinamento para 2016”, afirma Renato Barcellos, gerente de planejamento da Fecomércio SC.

Há sete anos, o Segs (Sistema de Excelência em Gestão Sindical)​ oferece suporte aos sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo, por meio de ferramentas de gestão, capacitações e consultorias.

Calendário de treinamento

Na primeira etapa em 2015, a Fecomércio SC qualificou cinco sindicatos: Sirecom Sul, Sirecom Joaçaba, Sindilojas de São Bento do Sul e Campo Alegre, Secovi SC e Sindilojas Tubarão. A segunda turma está prevista para o primeiro semestre de 2016. Com apoio dos multiplicadores do Segs, Cecília Miranda e Halley de Oliveira, e o Núcleo de Pesquisa, a Federação oferece suporte aos sindicatos em todas as fases do programa, da aplicação do levantamento até a entrega do relatório final à diretoria dos Sindicatos.

A Fecomércio SC também adotou a Pesquisa de Imagem Institucional em 2014. Hoje, configura-se como um poderoso instrumento para medir a atuação da Federação, identificar os pontos fortes/fracos e calibrar as metas do planejamento estratégico.