Fecomércio SC detalha ação contra operadoras de cartões em Laguna

Atualizado em 23 novembro, 2015

Ação civil pública ajuizada pela Fecomércio SC pode pôr fim aos elevados custos com cartão de crédito para os comerciantes em Santa Catarina. Em parceria com o Sindicato Comércio Atacadista Varejista (Sincaval) de Laguna, a Fecomércio SC apresenta aos empresários e entidades sindicais da região Sul o teor da ação ajuizada há um ano e os impactos das cobranças de taxas abusivas e ilegais no setor de comércio e serviços. O evento será realizado nesta terça-feira (24/11), na sede do Sincaval, às 19h, na Rua Raulino Horn, 72, no Centro Histórico de Laguna.

A Federação pede o fim do pagamento do aluguel das máquinas de cartão e a revisão das taxas aplicadas pelas empresas Redecard e Cielo para assegurar a sustentabilidade do setor.

"É impraticável para o comerciante não aderir a esta forma de pagamento, já que 80% dos brasileiros usam cartões de crédito. Como porta-voz de quase 400 mil empresas no Estado, a Fecomércio SC questiona estes valores indevidos e excessivos, que impactam negativamente nos resultados do comércio. A interrupção dessas cobranças deve criar um cenário de preços e de condições de pagamento mais atrativos, aquecendo novamente as vendas no comércio", destaca o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

Atualmente, a mensalidade pelo aluguel das máquinas de cartão (POS) custa entre R$ 40 e R$ 200. Soma-se a isso uma comissão sobre cada venda efetuada em patamares que variam de 1,5% a 6% sobre o valor da operação, com casos de até 8%. A diferenciação de taxas conforme o porte do estabelecimento também é questionada pela Federação por penalizar o pequeno e médio empresário.

A Fecomércio SC vem promovendo um ciclo de palestras em todo Estado para informar o setor sobre a ação judicial que discute os valores cobrados pelas operadoras no aluguel da máquina e no percentual por transação, onde os dois lados saem prejudicados. Os comerciantes não conseguem praticar preços melhores, uma vez que no papel de usuários dos serviços prestados pelas operadoras devem arcar com as taxas, e os consumidores acabam sentindo no bolso o repasse no preço final do produto.

Data: 24 de novembro, terça-feira
Local: Sincaval Laguna
Endereço: Rua Raulino Horn, 72, no Centro Histórico de Laguna.