MERCADO

Fecomércio SC e MP estreitam relações institucionais

Atualizado em 30 julho, 2019

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, foi a autoridade convidada na primeira reunião do Conselho de Representantes da Fecomércio SC do segundo semestre, na segunda-feira (29), no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Durante a apresentação, o procurador reforçou a importância de estreitar relações com o meio empresarial e destacou os eixos em que as entidades podem atuar juntas.

“Nossa missão é mostrar o MPSC como um grande parceiro, que pode contribuir significativamente na melhoria das condições de mercados, de trabalho e da vida das pessoas. A primeira missão do MPSC nos próximos dois anos é contribuir para a formação de um ecossistema econômico sustentável e competitivo, por meio de regras claras de tributação que confiram segurança jurídica aos investidores, ao comércio e à indústria”, afirmou.

O fortalecimento das políticas de compliance no Estado é uma das frentes defendidas pelas duas organizações.  “A Fecomércio SC inovou no ambiente sindical ao implementar o programa de compliance como instrumento de gestão e ferramenta de governança corporativa”, pontuou o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O empresário citou os três gargalos para a competitividade apontados pelos empresários na Carta do Comércio: segurança pública, carga tributária e desburocratização.

Segundo Comin, o MPSC tem investido significativamente em programas que apresentam, por exemplo, o mapa da violência no estado. “Hoje temos condições de saber todos os indicadores de crimes, violentos ou não, e também de analisar as regiões mais críticas de SC”, explicou o Procurador-Geral de Justiça, referindo-se aos mapeamentos obtidos por meio da ferramenta de Business Intelligence (BI), que desenvolve um painel exclusivo para o levantamento de dados em diversas áreas, como saúde, educação e segurança pública.

Na 1ª reunião ordinária do Conselho, em maio deste ano, quem falou aos conselheiros foi o coronel Araújo Gomes, que preside o Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina, inaugurando uma nova fase de relacionamento institucional da Federação com o poder público.