Fecomércio SC marca presença no II MICE SC
O Trade turístico catarinense esteve reunido no parque Beto Carrero World em Penha, no dia 11, para II Seminário MICE SC. O evento buscou debater o funcionamento da atividade, compreendendo as tendências e discutindo oportunidades e soluções para o turismo de negócios e eventos.
Um público formado por representantes do governo, empresários, entidades do setor, além de gestores de restaurantes, empresas de eventos/ entretenimento e acadêmicos, participou de painéis que trataram das perspectivas do turismo para a próxima temporada de verão e oportunidades para o segmento.
O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, João Eduardo Moritz, esteve na abertura e defendeu o comprometimento da Federação no fomento da atividade com identificação das oportunidades, compartilhamento de informações e integração dos agentes envolvidos.
Segundo o Moritz, a Fecomércio SC tem realizado parcerias importantes que buscam o crescimento do setor como as tratativas com Acatmar para elaboração de uma pesquisa sobre a economia do mar, além das pesquisas de verão e inverno, e de festas pelo estado como Oktoberfest, Festa do Pinhão e Oktoberfest. Todos os estudos mostram a avaliação dos visitantes e a visão do empresário.
“Além de nossas pesquisas atuamos na definição de estratégias em parcerias com entidades e agentes públicos. A Rota estratégica do turismo foi construída em parceria com FIESC e SEBRAE, a partir de indicadores e tendências para o setor e planeja a atividade até 2022. Recentemente implantamos uma câmara para acordos bilaterais com Argentina, país que representa a fatia de 75% dos turistas estrangeiros que visitam o estado", ressalta.
O presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rogério Siqueira, destacou a importância de profissionalizar o planejamento do setor. Elogiou a contribuição da Fecomércio SC, que através das pesquisas entregam dados de inteligência mercadológicos, e a forma de gestão priorizando ações que vislumbram a atividade turística como negócio.
" A estratégia turística para Santa Catarina até 2022 foi uma marco importante para o desenvolvimento de uma ação integrada para o turismo. Com essa iniciativa, a Fecomércio SC nos mostrou a necessidade de compartilhamento de informações e envolvimento conjunto. Essa ação agrega todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido e faz parte dos pilares do setor" analisa Siqueira.
Os participantes conheceram cases de sucesso, como a experiência do turismo em Barcelona, apresentado pela Elena Altemir, membro do Convention Bureau da cidade. Especialista no segmento MICE, Elena apresentou o trabalho do Consórcio de Turismo que contempla 1500 empresas do setor e que atua desde anos 80.
Também foi apresentado o bom desempenho da cidade, que conquistou a primeira posição entre os maiores destinos turístico em número de participantes com a presença de estrangeiros chegando a 77%. “Para atrair o turismo é essencial facilitar o acesso, através de aeroportos que suportem a demanda, e ofertar infraestrutura que permitam organizar o MICE em sua excelência, através dos Centros de Convenções e oferta hoteleira”, pontuou.
O gerente de planejamento da Fecomércio SC, Renato Barcellos, apresentou ao trade o método Torqual, novo produto da Federação que trabalha com indicadores e metodologia para pesquisas que avaliam destinos, atrativos, eventos turísticos e mega eventos, como por exemplo, as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
" Buscamos levantar informações, identificar melhorias e oportunidades para os empresários do setor. E é fundamental entender quais dados a serem analisados são importantes para o negócio”, explicou Barcellos.
* MICE é a sigla internacional de Meetings, Incentives, Conferencing, Exhibition (Reuniões, Congressos e Exposições).