Fecomércio SC marca presença no Sicomércio 2015

Atualizado em 22 outubro, 2015

A atuação das entidades sindicais patronais do comércio de bens, serviços e turismo estará no foco dos debates do Congresso Nacional do Sicomércio 2015, que será realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) entre os dias 28 e 30 de outubro, no Rio de Janeiro.

A Fecomércio SC marcará presença com 45 sindicatos do estado, ao lado das 33 Federações do país, somando mais de mil dirigentes sindicais de todo o país. As bandeiras levantadas há dois anos nos encontros regionalizados devem nortear o fórum voltado aos sindicatos, federações e à Confederação Nacional do Comércio (CNC), buscando o fortalecimento da representação nas três esferas. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) representa cinco milhões de empresas, com 25 milhões de trabalhadores, que chega a um terço da mão de obra formal do país.

A programação contará com 14 palestras e diálogos (painéis) sobre segurança jurídica, modernização das relações de trabalho, impacto do custo trabalhista na produtividade das empresas, Simples Trabalhista, terceirização, Código Comercial, desburocratização e empreendedorismo, atuação legislativo, marketing associativo e sustentabilidade das entidades do Sistema. Os temas serão derivados de seis eixos fundamentais para a atuação dos sindicatos patronais: Relações Sindicais, Atuação Legislativa, Atuação Gerencial, Produtos e Serviços, Comunicação e Representação.

"O envolvimento empresarial no movimento sindical patronal do comércio de bens, serviços e turismo é de extrema importância para que as entidades sindicais possam atuar de maneira efetiva em defesa dos interesses do comércio brasileiro, especialmente se levarmos em conta o cenário atual da economia brasileira. O evento é uma oportunidade para dar a voz aos representantes das Federações e dos Sindicatos, alinhando a atuação sindical ao posicionamento do Comércio com o objetivo de colaborar com o crescimento do setor. O bom desempenho do comércio tem impacto direto no desenvolvimento do país", ressaltou Bruno Breithaupt, Presidente da Fecomércio SC.

O dirigente lembra que o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio) foi regulamentado em 1991, tornando-se um marco no processo de modernização e consolidação das entidades patronais do comércio de bens, serviços e turismo.

A abertura oficial do evento será realizada no dia 28 de outubro no Ribalta, na Barra da Tijuca, e os trabalhos serão desenvolvidos no hotel Windsor Barra.

Confira a programação completa