INSTITUCIONAL

Fecomércio SC participa do 36º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais em Bento Gonçalves

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Aconteceu entre os dias 29 de setembro e o dia 01º de outubro, em Bento Gonlçalves no Rio Grande do Sul, o 36º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais com o tema “Unidos para Colher Soluções.” A Fecomércio Santa Catarina esteve presente com uma delegação de 25 participantes, representando 11 Sindicatos, além da própria Federação. Desses participantes, 6 foram agraciados por sorteio realizado pela Federação, com inscrição e hospedagem para o evento.

A programação do evento contou com diversas apresentações abrangendo todas as áreas de atuação das entidades sindicais. Além da programação oficial, foi uma oportunidade para a realização de reuniões de trabalho para a aproximação institucional. Para o Vice Presidente da Fecomércio SC e patrono do evento, Emílio Schramm, “após um ano de pandemia e distanciamento social, poder participar de um evento desse porte de forma presencial é animador. Os momentos de aproximação entre os participantes e o conteúdo apresentado foram valorosos para quem pode estar presente.”

No primeiro dia, foram realizados os painéis jurídicos, executivos e de comunicação, onde as entidades participantes de todo o país tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e trocar experiências. A Fecomércio Santa Catarina se fez presente no Painel de Executivos, com a apresentação da Central de Inteligência Sindical, destacando a importância do conhecimento da base de representados para uma melhor atuação.

Já no dia 30/09, segundo dia do evento, os participantes puderam assistir a duas palestras magnas, a primeira realizada pelo Ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, com o tema “Trabalho no pós pandemia” e a segunda voltada para gestão, com José Gallo, Presidente do Conselho de Administração das Lojas Renner. Além destes, foram realizados dois painéis com os temas “Reorganização Sindical” e “Economia e Comércio no Brasil”

No último dia, destaque para a Oficina de Negociações Coletivas, uma novidade para o evento, onde foram apresentados e discutidos seis cases para o aprimoramento do processo de negociação.

A próxima edição está prevista para acontecer em 2022 na cidade de Belém do Pará, com data ainda a ser anunciada.

Acesse aqui os vídeos do Congresso.

Estiveram presentes representando seus Sindicatos:

Sincavi Blumenau: Célio Fiedler

Sincomércio Itajaí: Bento Ferrari / Alfonso Debatin / Juliana Soares Dalla Porta / Manoel Coelho / Neila Oldone / Soeli Salomé da Rosa

Sindasseb: Márcio Sérgio Salvador Rodrigues

Sindilojas São Bento do Sul: Herton Scherer

Sindilojas Balneário Camboriú: Hélio Dagnoni / Rosemari Tomazoni / Helder Couto Vieira

Sindilojas Blumenau: Emílio Rossmark Schramm / Vicente Pfau

Sindilojas Canoinhas: Carlos Roberto Burigo

Sindilojas Concórdia: Leocérgio Sarturi

Sindilojas Joinville: José Raulino Esbiteskoski / Carlos Antônio Grendene / João Luiz Brandão

Portes

Sindmad: Adilson João Peres / Francisco José Dias / Hamilton Weingraber