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Festival de Dança 2018 movimenta economia local, mas recessão impacta no faturamento

Atualizado em 12 agosto, 2019

Considerado o maior do mundo em número de participantes, o Festival de Dança de Joinville movimentou não só o universo cultural, mas aqueceu os negócios de diversos setores, de 18 a 29 de julho. Para 39,2% dos empresários, a 36ª edição teve impacto positivo, com as melhores avaliações das lojas instaladas na Feira da Sapatilha (85,7%) e do segmento de hotéis e pousadas (78,8% ).

Os dados são da Pesquisa Fecomércio de Turismo – Festival de Dança Joinville 2018,  realizada após o evento com 334 empresários ou gestores de estabelecimentos dos setores do comércio, serviços e turismo. A entidade realiza a pesquisa de percepção anualmente para captar a movimentação logística e econômica gerada pelos visitantes que vieram à cidade para participar do Festival de Dança.

Leia a pesquisa na íntegra

O ticket médio dos estabelecimentos ficou em R$ 197,45, cerca de 5% a menos do que o apurado em 2017 (R$ 206,78). O valor foi puxado para baixo principalmente pelo ticket médio da hotelaria deste ano (R$ 921,12). Em 2017, o setor registrou valor médio de R$ 1.123,26.

Veja a diferença entre ticket médio e gasto médio

Na percepção dos empresários, o faturamento nos estabelecimentos cresceu 3,5% na comparação com os meses comuns do ano, mas recuou 4% em relação ao ano passado. Os impactos no mercado de trabalho também foram pouco expressivos em 2018: a maioria dos entrevistados (91,9%) não realizou contratações de novos colaboradores, o que mostra a cautela dos empresários na hora de investir.

“O cruzamento de informações aponta que o desempenho tímido percebido pelos empresários é reflexo da situação macroeconômica do país. Os indicadores de desempenho do setor de hotelaria, por exemplo, apresentaram algumas sutis mudanças, como redução do ticket médio e queda na taxa de ocupação dos leitos, mas aumento nos dias de permanência. Esses diagnósticos podem gerar insights para os anos seguintes”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

As principais formas de pagamento utilizadas pelos clientes foram à vista no cartão de crédito (26,9%) e débito (26%). Somada a compra em dinheiro (18%), a modalidade correspondeu a 70,9% das negociações.

A Pesquisa Fecomércio de Turismo – Festival de Dança Joinville 2018 traz ainda outros indicadores: perfil dos estabelecimentos, estratégias para impulsionar as vendas no período, ticket médio por segmento e por setores de atuação e variação do faturamento. A coleta de dados ocorreu entre os dias 30 e 31 de Julho e 1º de agosto, com margem de erro para essa amostra de 4,96%.

 

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