PESQUISA

Gasto médio diário do turista no Festival de Dança de Joinville foi de R$ 349,84

Atualizado em 29 janeiro, 2018

A Fecomércio SC realizou uma pesquisa, entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, para identificar o perfil e os hábitos de consumo dos participantes e dos turistas que estiveram em Joinville durante a 32ª edição do Festival de Dança, considerado o maior evento do gênero no mundo. A pesquisa também o apurou o impacto do evento no comércio e na rede hoteleira locais. Foram entrevistados 1.130 turistas e 336 empresários joinvillenses. As apresentações e mostras competitivas do Festival atraíram um público superior a 200 mil pessoas.

Leia a pesquisa na íntegra aqui

De acordo com a pesquisa, São Paulo foi o estado que trouxe a maior quantidade de participantes, com 36,3%. Da capital paulista também vieram 26,1% dos turistas. Os catarinenses representaram 11,1% dos turistas. A maioria veio de Florianópolis. Destacaram-se, ainda, no estado do Paraná, as cidades de Curitiba e Maringá e, no Rio de Janeiro, a capital fluminense.

O meio de transporte mais utilizado para se chegar a Joinville foi o avião (42,4%), seguido pelo ônibus (28,4%) e por veículo próprio (17%). Um percentual menor dos turistas, 11,9%, deslocou-se de seu município de origem até o Festival em excursões. O tipo de hospedagem mais mencionado pelos turistas foram os hotéis (48,1%), alojamentos (26,0%) e casa de parentes ou amigos (12,1%).

Segundo o levantamento, o perfil dos turistas que participaram do festival não se diferenciou dos anos anteriores: público jovem (45% entre 18 e 25 anos), classe C, prioritariamente feminino e solteiro. O valor médio diário dos gastos dos turistas ficou assim dividido: R$ 103,83 com hospedagem, R$ 64,46 com transporte, R$ 48,07 com compras e presentes, R$ 60,92 com alimentação e bebidas e R$ 72,56 com as inscrições e entradas para espetáculos do Festival. Somados, esses valores resultam em uma média de gasto diário de R$ 349,84 por pessoa.

Avaliação da cidade

Com relação à cidade, a hospedagem de Joinville foi bem avaliada pelos turistas, que teve 22,7% de citações “excelentes” e 59,8% de citações “boas”. Positiva também foi a avaliação dos restaurantes, com 88,8% das citações distribuídas entre “excelente” e “bom”.

No entanto, os turistas consideraram elevados os preços dos produtos no comércio na Feira da Sapatilha. Os entrevistados também criticaram a limpeza dos banheiros durante o evento, a falta de informações e pediram melhorias no acesso à internet, no acesso ao estacionamento e mais caixas eletrônicos.

Comerciantes

A maioria dos empresários (52,4%) considerou mediano o movimento durante o Festival; 5,3% deles consideraram que o movimento foi excelente e 16,3% bom; 22,5% referiram-se ao movimento como ruim e 3,5% acharam-no péssimo. O gasto médio dispendido pelos clientes durante o período do Festival foi de R$ 141,67. Na relação entre gasto médio por cliente e setores de atuação das empresas, a maior média foi a do setor de vestuário, seguido pela de materiais esportivos e acessórios de dança, algo esperado, devido à natureza do evento.

Quanto à forma de pagamento, grande parte (29,8%) dos turistas optou pelo parcelamento com cartões de crédito. Outros 24,6% optaram pelo pagamento à vista com cartões de crédito. Os empresários perceberam uma retração de -6,68% no faturamento em relação ao Festival de 2013. Bem melhor foi a percepção da expansão no faturamento em relação aos meses comuns do mesmo ano, um aumento de 15,83%.

Feira das Sapatilhas

Houve uma mudança no perfil das empresas que vendiam objetos relacionados à dança, entre outros, na Feira das Sapatilhas. Se antes, a maioria era de São Paulo, hoje 40,8% dos comerciantes são de Joinville. A avaliação, segundo os empresários instalados na feira, foi positiva: 53,5% consideraram o movimento “excelente” e “bom”. O gasto médio de R$ 54,2 por cliente, no entanto, apresentou uma redução em relação ao ano anterior (R$ 61,71).

Setor Hoteleiro

Boa parte dos turistas procura os serviços de hotelaria da cidade. Para saber o impacto no setor, foram entrevistados gerentes e proprietários de 37 estabelecimentos. A avaliação foi positiva, com 35,1% de indicações de um excelente movimento, 37,8% de bom movimento e 18,9% movimento médio. A média de dias de permanência dos hospedes foi de 6,49 dias, taxa muito semelhante às de 2012 e 2013; a média de ocupação dos leitos dos hotéis pesquisados foi de 90,3%, superior à taxa de ocupação de 86,5% no mesmo período do ano anterior; a variação do faturamento em relação ao Festival de Dança do ano anterior foi de 6% e a variação do faturamento em relação aos meses comuns do mesmo ano foi de 43,6%.

Foto: Chema Llanos/IFDJ